Escola utiliza tecnologia para garantir aulas à distância





A Unidade Escolar Hesíchia de Sousa Brito, localizada na cidade de Piracuruca, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está tomando medidas para garantir o quadro de aulas do ano letivo, 2020, devido à pandemia do Coronavírus.




A unidade realizou uma  série de reuniões entre corpo gestor e Seduc, para discutir quais as medidas a serem tomadas para que seus alunos continuem tendo aulas, impactando minimamente a rotina de estudos. 


A solução veio pelo uso da tecnologia. O processo de ensino idealizado pelo diretor Idelson Escorcio, em conformidade com as diretrizes da Seduc, vai acontecer via Educação a Distância - EAD, através da plataforma e-Escolar, sistema desenvolvido pelo Técnico de TI da instituição, José Magalhães.


A plataforma reúne diversos recursos educativos em um ambiente fácil e intuitivo. Aulas em vídeos, atividades, fóruns, envio e recebimento de arquivos dos mais diversos formatos, são alguns deles.
 

"Desde o ano passado, usamos um sistema de avaliação chamado Acamar. Nele, os alunos fazem as provas usando nosso laboratório de informática. Neste ano, quando a crise da COVID-19 chegou, começamos a pensar no que fazer e decidimos usar a plataforma para atendermos estes alunos em um momento tão difícil", declara o técnico José Magalhães.




De acordo com o diretor da unidade, Idelson Escorcio, as aulas na plataforma estão previstas para iniciar dia 08 de abril. "Todos os professores passaram por um treinamento online de uso da plataforma, os conteúdos foram dividido de acordo com a carga horária de cada disciplina e o planejamento das aulas EAD foi até 30 de abril", declara o diretor. 


Tanto professores quanto alunos terão um ambiente próprio de aprendizagem dentro da plataforma de acordo com seu nível de acesso. 


Para acessarem, basta irem ao endereço sistemashesichia.com.br/eescolar e logarem com CPF se for professor, ou matrícula se for aluno.


Para os alunos que residem em comunidades de difícil acesso e não possuírem internet, esse material será reproduzido e levado até eles com todo o cuidado necessário.




Idelson Escorcio, falou ainda que "na plataforma tem uma central de envio de mensagens aberta 24h. A hora que o aluno mandar mensagem, se o professor estiver online ele recebe, lê e responde. Se não, responde na hora que entrar na plataforma", afirma.


A avaliação será feita através dos acessos à plataforma, resolução dos exercícios e participação nos fóruns.





COMO VAI FUNCIONAR

Os professores irão postar seus conteúdos por carga horária. Cada professor seguirá um cronograma feito pela coordenação pedagógica listando datas, quantidade de aulas, etc. Os alunos terão todo esse material na plataforma. Os estudantes terão acesso a:

1-Aulas em vídeo, onde os professores colocarão conteúdos gravados ou não de acordo com seus planejamentos.

2-Resolução de fóruns, onde os professores irão dispor fóruns por disciplinas, visando uma discussão crítica sobre cada assunto.

3-Resolução de exercícios, onde o professor envia exercícios e os alunos respondem e enviam via anexo na plataforma para correção.

4-Acesso a material extra, onde os professores podem compartilhar materiais complementares em word, pdf, fotografias, áudios etc, e tudo isso é acessado e baixado pelo aluno em seu mural.