Seduc e CRP realizam ação da campanha Janeiro Branco


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, em alusão à campanha Janeiro Branco, promoveu nesta terça-feira, 28 no pátio da Seduc uma apresentação das ações do programa que tem como tema "Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida".


De acordo com Sebastião Gomes, gerente de Gestão da Seduc, a parceria com o Conselho tem sido bastante significativa. "Neste primeiro momento estamos discutindo e aprofundando as ações da campanha junto com os servidores da educação. Vários temas foram abordados, dentre eles falamos do aspecto mental, até que ponto pode interferir no aprendizado do aluno", declara Sebastião.

Janeiro Branco é uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõem a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.


O gerente de Gestão falou ainda que a campanha, será ampliada para as escolas. "O calendário das visitas às unidades ainda está sendo montado", afirma Sebastião. 

A CAMPANHA - A campanha Janeiro Branco é dedicada a mostrar às pessoas e à sociedade que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.


Uma campanha que, por meio dela em todo o Brasil e em outros países, cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não), estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se entrelaçados: quem cuida da mente, cuida da vida; quem cuida das emoções, cuida da humanidade; quem cuida de si, já cuida do outro; sem psicoeducação não haverá solução; autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental; o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença; saúde mental pressupõe políticas públicas e várias outras orientações, dicas e reflexões que têm o poder de chamar a atenção de todos para os cuidados consigo, com os outros e, também, para a importância das lutas por políticas públicas em defesa da Saúde Mental de todos.