Alunos de Informática realizam visita técnica





Os formandos do curso Técnico em Informática do CET Governador Dirceu Mendes Arcoverde, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Modalidade Mediotec -  Educação à Distância (EAD), realizaram na terça feira (21), uma visita técnica ao núcleo de dados de uma concessionária de veículos de Teresina.

Os alunos foram recebidos pelo gerente de TI, Bruno Siqueira Barbosa, que é formado em Redes de Computadores e especialista em Segurança de Redes.

Em véspera do estágio, os alunos compreenderam melhor a realidade de profissionais que trabalham na área da informática. Tiveram a experiência de presenciar como funcionam setores como Suporte ao Usuário, Programação, Redes de Computadores e Gerenciamento de dados. Tiveram também uma abordagem sobre conhecimentos direcionado a Sistemas Operacionais, Servidores, Alta Disponibilidade, Links de Internet, Fibra Óptica e Backups.


O aluno Edinaldo José de Oliveira Filho falou da experiência na visita. "Gostei muito da visita. Conhecemos vários tipos de equipamentos e ferramentas utilizadas atualmente no mercado de trabalho", disse.

A aluna Rebeca Kelly Silva de Andrade também relatou a importância da visita. "Foi uma experiência nova. Conheci muitas coisas legais e interessantes. Serviu como um conhecimento a mais no meu currículo".

O professor mediador do curso, Nicolau Abrahão Adad, acompanhado do Apoio Pedagógico, Sandra Maria Barros Rabelo, falou sobre a experiência, ressaltando que a visita técnica foi de extrema importância não só para os alunos, mas para todos os profissionais. "Nessa atividade externa os alunos conheceram a realidade de um profissional de informática e o ambiente em que trabalham, tendo em vista que essa experiência só impulsiona ainda mais o interesse do aluno a seguir esta carreira tão brilhante e desafiante que é a de um profissional de informática".


As visitas técnicas, além de proporcionarem uma visão mais ampla da realidade da profissão, servem também para complementar o cronograma curricular do curso ofertado, proporcionando aos alunos uma maior formação no universo profissional.

O curso, que tem durabilidade de dois anos e oferta 22 disciplinas, capacitou 20 alunos matriculados pra atuarem no mercado de trabalho na área de informática e  encerra em março deste ano.