Seduc e Sebrae: ação atenderá mais de 15 mil alunos




Os superintendentes de Educação Básica e de Educação Técnica Profissional e EJA da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Carlos Alberto e José Barros, respectivamente, reuniram-se com representantes do Sebrae Piauí, na manhã desta sexta-feira (17), para desenvolver nas escolas da rede estadual um novo componente curricular: o empreendedorismo.

Nesta parceria, o Sebrae capacitará professores da rede pública estadual, estimulando o desenvolvimento da cultura empreendedora nas estaduais de ensino fundamental, médio e também na modalidade educação profissional. A meta é atender 5.500 alunos do Ensino Médio e 10 mil alunos do Ensino Fundamental.

No ambiente escolar, o empreendedorismo pode contribuir para estimular uma jornada voltada para o autoconhecimento de cada aluno. "O aluno precisa se conhecer, saber quais são suas vocações e percursos possíveis observando as potencialidades de cada município", avalia Carlos Alberto. 




"Por meio dessa parceria estamos abrindo horizontes futuros para o aluno que está tendo uma formação básica ou uma formação técnica profissional, porque abre a possibilidade dele ter um negócio. A equipe Pro BNCC do Ensino Médio já construiu todo o arcabouço fundamentalista que vai dar a base para ser levada para o Conselho Estadual de Educação. O propósito da visita das superintendências ao Sebrae tem a perspectiva de que consigamos construir o processo como um todo, fazendo com que os alunos do Ensino Médio tenham um horizonte, e que este não seja somente o Ensino Superior, mas outras grandes possibilidades", finaliza.

Para o diretor do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, "os resultados da parceria que vem acontecendo entre Sebrae e Governo do Estado, por meio da Seduc são positivos e o campo é muito amplo para continuarmos trabalhando sob a ótica do que fazemos, mas também sob a ótica de outras ferramentas que podem trazer uma maior segurança para o sucesso desses jovens quando estiverem empreendendo no mercado". 

De acordo com o Superintendente de Educação Técnica Profissional e EJA da Seduc, José Barros, a disciplina de empreendedorismo já existe e, a partir de agora, terá uma diferencial. "Teremos um curso mais intensivo, com uma carga horária maior e um excelente material que será disponibilizado por meio dessa parceria que, sem dúvidas, trará bons resultados. A nossa meta não é atender só a Educação Profissional, mas todos os alunos da nossa rede de Ensino Médio e essa parceria vai fortalecer o espírito do empreendedorismo nos nossos alunos, porque precisamos cada vez mais conscientizar os nossos jovens da necessidade que eles tem de desenvolver o espírito de empreendedor para que ele possa ter um melhor direcionamento em sua vida", garante.