Escola de Fronteiras realiza VI Semana das Profissões




O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Francisco Alves de Sousa realizou no final do mês de novembro a VI Semana das Profissões. Com o objetivo de fornecer informações sobre o perfil profissional e campo de atuação dos cursos ofertados pela rede estadual, o evento reuniu toda a comunidade escolar do município de Fronteiras.


A diretora do CEEP, Luciane Silva, revela que a Educação Profissional está articulada às diferentes formas de educação, trabalho, ciência e tecnologia. Está voltada, também, ao permanente desenvolvimento da capacidade dos estudantes de adaptarem-se, com criatividade e inovação, às novas condições das ocupações e às exigências posteriores de aperfeiçoamento e de especialização profissional.

"A cada ano o CEEP Francisco Alves de Sousa busca orientar seus alunos para a realização de um momento ímpar que culmina com as apresentações da tão falada ?Semana das Profissões?. Em 2019 apresentamos à comunidade cada curso ofertado e também o potencial de nossos alunos enquanto futuros profissionais, aliando o conhecimento adquirido e seu desenvolvimento e integração com o meio", observa a diretora.

 
A abertura da culminância aconteceu com a palestra "Educação Profissional: Conectando Saberes, Promovendo Desenvolvimento Integral". Seguiu-se as apresentações e exposições dos cursos técnicos de Enfermagem (Tema: Uma viagem pelos caminhos da enfermagem); Farmácia (Tema: Automedicação: Uma análise de medicamentos isentos de prescrição médica na cidade de Fronteiras e Farmácia Natural. Fitoterápicos); Administração (Tema: Empreendedorismo em tempos de crise); Agropecuária (Tema: Plantando conhecimentos, compondo saberes e colhendo frutos sustentáveis, Elaboração de Projetos Rurais e Oficina de Elaboração de Projetos Rurais aberto a comunidade); Saúde Bucal (Tema: Uma viagem pela Odontologia); Contabilidade (Tema: A Contabilidade conta sua História) e Manutenção e Suporte (Tema: Cyberbullying).


"A Educação Profissional também tem o trabalho como princípio educativo, ou seja, prepara os jovens para o mundo do trabalho, prepara-os para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado do Piauí, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da sua implicação para a sociedade. O estudante torna-se uma pessoa e um cidadão pleno, um sujeito de direitos, capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade", conclui a diretora do CEEP.