CETI Augustinho Brandão aborda ansiedade na XIV ABAC

O CETI Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, realizará na noite desta sexta-feira (6), a XIV edição do ABAC - Augustinho Brandão Arte e Cultura. Em mais uma edição do projeto, que surgiu em 2006 com o intuito de levar as boas práticas da escola para a comunidade, os alunos se dividiram em equipes para abordar a temática sobre ansiedade.

Propondo de forma clara e leve, os estudantes irão apresentar atividades no ABAC com o tema "Eu posso me controlar: Sou mais forte do que eu", na expectativa de que a mensagem "Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males" seja internalizada principalmente pelos alunos.

A diretora da escola Augustinho Brandão, Aurilene Vieira, destaca que a escola é o espaço que dispõe de ferramentas necessárias para sensibilizar ou informar sobre o tema.

"Surgiu a ideia de trabalharmos esses assuntos em forma de arte, já que a escola dispõe das ferramentas necessárias para transformar as situações e os problemas, sejam do âmbito escolar ou social, num espetáculo. Através de cada uma das apresentações, o objetivo é impactar os alunos de maneira a consolidar neles a ideia de que é possível o exercício do autocontrole", esclareceu.


Com apresentações musicais, paródia, dança, coral, coreografia, teatro, repente e criação de vídeo, os alunos discutirão o transtorno da ansiedade, englobando transtorno obsessivo compulsivo, ataques de pânico, estresse pós-traumático e fobias.

"Em cada atividade os subtemas foram divididos de modo que, ao final das apresentações, o público e os alunos da escola tenham se sensibilizado para a mensagem", acrescentou Aurilene Vieira.

Além das apresentações que contaram com o apoio de professores e funcionários, o evento aberto à comunidade escolar terá sorteio de brindes.