Seduc realiza última formação do ano para educadores da EJA


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja) realizou, de 03 a 05 de dezembro, a Formação com Educadores de Jovens e Adultos: Ressignificando a Prática Pedagógica em EJA.

Com o objetivo de assegurar um ensino de qualidade, a formação continuada foi ofertada para 350 professores, sendo 310 do interior e 40 das sedes dos municípios polos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que atuam na Educação de Jovens e Adultos.



Com carga horária de 40 horas, sendo 32 presenciais e 08 para desenvolvimento de projetos pedagógicos em sala de aula, os professores foram acompanhados por professores formadores, que trabalharam as seguintes temáticas:  interdisciplinaridade no processo pedagógico da EJA, pedagogia de projetos, planejamento, avaliação da aprendizagem, metodologia adequada a Educação de Jovens e adultos, legislação vigente que normatiza a Educação de Jovens e Adultos.

Na abertura do encontro, a diretora da EJA, Conceição Andrade, apresentou dados da modalidade no estado e explicou a necessidade de sempre repensar o processo educacional ao longo da vida. "Como está explicitado em um dos pareceres das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, um curso de formação de professores não pode deixar de lado a questão da Educação de Jovens e Adultos, que ainda é uma necessidade social expressiva. Inúmeras experiências apontam para a necessidade de pensar a especificidade desses alunos e de superar a prática de trabalhar com eles da mesma forma com que se trabalha com as crianças e os adolescentes do Ensino Fundamental e Médio", afirmou. 


Durante a capacitação foram discutidos temas como planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem e estratégias metodológicas, alinhados às novas propostas educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para a professora Claudianete Lustosa, de Teresina, a formação foi muito positiva porque "foi muita dinâmica, trazendo muitas inovações e orientações sobre como trabalhar melhor o aluno da EJA, ajudando o aluno a desenvolver seu potencial", elogiou.


Ana Patricia, de Oeiras, disse que a formação foi gratificante e rica em conhecimento. "Vamos voltar transbordando de conhecimento adquirido. Foram muita ideias compartilhadas. Gostei principalmente porque pudemos discutir e tratar de novas ideias para melhorar a realidade da EJA", comemora a professora.

O encontro presencial seguiu uma rotina de interação entre teoria e prática, respeitando a participação dos cursistas. Quanto aos estudos e práticas, estes terão como culminância a execução de uma oficina na escola de atuação de cada cursista, com devolutiva via Canal Educação, de acordo com cronograma estabelecido pela coordenação do evento.