CES realiza Seminário Formativo



O Centro de Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES) "Mauro César Evaristo", realizou nesta sexta-feira (29), na UniNassau - Redenção, o I Seminário Formativo-VI Ciclo de Formação com o tema Dialogando a Interdisciplinaridade em Equipes Multiprofissionais na Estimulação Sensorial de Crianças com Deficiência Auditiva e Visual.


O evento teve o objetivo de promover uma discussão mais ampla sobre os acompanhamentos terapêuticos realizados no CES bem como a estimulação pedagógica para que a criança em idade escolar tenha mais e melhores condições de inclusão nos seus espaços de convivência, sobretudo na Educação Infantil.

As atividades iniciaram às 8h, com apresentação cultural e em seguida aconteceu a palestra com a assistente social do CEIR, Isabel Hérika Gomes, que ministrou o tema: A interdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na estimulação sensorial de crianças com deficiência auditiva e visual. 


Em seguida aconteceu a mesa interativa, trabalhando as interfaces da estimulação sensorial nos espaços da educação e da saúde, mediada pela coordenadora pedagógica do CES, Virgínia Freitas.

Virgínia conta que o centro apresenta como um dos seus objetivos a formação continuada e cursos de capacitação para professores e comunidade, que ocorre com periodicidade anual, com a finalidade de disseminar conhecimentos diversos na área sensorial com a aplicabilidade prática por meio de metodologias ativas que permeiam a inclusão em todas as dimensões.


"Buscamos dialogar entre as áreas que atuam na estimulação das deficiências auditiva e visual. O Ciclo de Formação se pautou na temática da estimulação sensorial como recurso educacional e terapêutico para o desenvolvimento de crianças com deficiência visual e auditiva", declara.

A coordenadora do Pacto pela Aprendizagem na Seduc, Viviane Carvalhedo, que participou do evento representando o secretário da Educação Ellen Gera, falou que a pauta da educação especial é uma das prioridades da Seduc. "Nosso secretário, Ellen Gera, tem trabalhado incansavelmente na busca de uma educação de qualidade", afirma.

No período da tarde estão previstas oficinas com ao mais variados temas: O autismo e a deficiência auditiva e visual, Atividades assistivas para crianças com deficiência auditiva e visual, Percepção tátil para crianças com deficiência visual, Avaliação Funcional da Visão e Estimulando os processos psicológicos básicos da criança surda e cega.

CES

O CES atende crianças de 0 a 7 anos com deficiência auditiva ou visual nos turnos manhã e tarde. A equipe multidisciplinar é formada por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, intérpretes de libras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e professores de educação física. Frequentemente, o Centro recebe formações voltadas aos profissionais da área. 

O Centro de Estimulação Sensorial fica localizado na Av. Barão de Castelo Branco, 1049 - Monte Castelo, Teresina-PI.