Jovem de Futuro expande ações para a educação inclusiva

Visando sensibilizar e mobilizar os diversos agentes que atuam junto às escolas da rede estadual de ensino sobre a temática da educação inclusiva, com vistas à implementação de políticas e processos pedagógicos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (SEID), o Instituto Unibanco e o Instituto Rodrigo Mendes deram início, na tarde desta quinta-feira (28), à formação de Gestão em Educação Inclusiva. A intenção é ampliar as ações do programa Jovem de Futuro (JF) também para essa área do ensino.

O diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Sousa, destaca a importância do encontro com foco em preparar a rede para discutir uma parte tão significativa da educação e de toda sociedade, a questão da inclusão.

"Temos no Piauí hoje muitos centros de educação inclusiva atendendo estudantes que merecem bastante atenção. Por isso, o secretário da Educação, Ellen Gera, e a ex-secretária Rejane Dias defendem essa bandeira com muito afinco. A propósito, dentro do Pacto pela Aprendizagem existe um pilar específico voltado para inclusão. Hoje entendemos que existe um trabalho no setor que precisa ser melhorado continuamente, preparando e sensibilizando educadores e as famílias para um olhar diferenciado", esclarece o diretor.

Mais de 30 técnicos da Seduc, incluindo a Gerência de Educação Especial e as Gerências Regionais, participam do encontro que acontece no Gran Hotel Arrey, até esta sexta-feira (29).

"Essa formação vem a somar em uma parceria importante que melhorará a educação inclusiva. Já tivemos várias formações a nível local com bons resultados, mas esse projeto promete valorizar a inclusão nas escolas, fazer com que professores e técnicos das gerências regionais possam fazer um trabalho melhor, por isso estou com intuito de levar boas informações e conhecimento para nossos professores", ressalta Irismar rosado, técnica de educação especial da 12ª GRE, de São João do Piauí.

Essa não é mais uma formação promovida pela Seduc. Além de nascer a partir de uma parceria de várias instituições e tratar do nobre tema da educação inclusiva, a iniciativa é o ponto de partida da abrangência da temática pelo programa Jovem de Futuro (JF), uma ferramenta que oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para elas, por meio de um circuito de gestão.

João Cláudio Peixoto, gestor de projeto do Instituto Unibanco, acrescenta que a parceria com o Instituto Rodrigo Mendes já formou mais de 800 pessoas no programa Ensino Médio Inclusivo, chegando neste momento ao Piauí.

"Trouxemos para cá esse programa tentando dar um salto de qualidade na educação inclusiva e para que possamos também chegar até o aluno com deficiência, fazendo com que ele tenha acesso, permaneça na escola e que ele aprenda. Aqui temos técnicos que vão multiplicar a formação até chegar na escola e preparar os professores e gestores, capacitando na ponta. Assim, estamos dando os primeiros passos para entender a atual realidade a fim de direcionar a formação continuada e outros investimentos", completa o gestor.

O secretário da SEID, Mauro Eduardo, esteve na abertura do evento e elogiou a parceria em prol da inclusão.

"Estou feliz com a parceria que busca capacitar os gestores e possam lá na ponta ser multiplicadores em várias regiões do Piauí. A inclusão tem que acontecer de fato e direito e o primeiro passo é a capacitação com um profissional habilitado, que inclua os alunos e hoje temos mais de 2 mil incluídos na rede de ensino", finaliza o secretário.