Mais Português fecha ciclo de formação via Mediação em 2019




O Mais Português, programa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que tem o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino e dar ferramentas para que os professores possam melhor desenvolver seu trabalho, realizou, nesta segunda-feira (25), a videoconferência de encerramento do ciclo 2019. A ação faz parte do programa Mais Aprendizagem que, por sua vez, está inserido no Plano Estratégico do Pacto pela Aprendizagem.

De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, na oportunidade foram apresentados os resultados de todo o ciclo, a aderência da estratégia e o sucesso para as escolas que rodaram a ação com êxito e utilizaram as metodologias orientadas no programa em 2019.

"Essa é uma ação de rede que desenvolvemos desde o ano de 2017 com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos da rede em procedimentos de leitura e produção escrita. Passamos por um momento de ajuste para que o trabalho resultasse em um material de excelência, abrangendo toda a rede a partir de 2019, por meio da Mediação Tecnológica, o que resultou em uma adesão de cerca de 60% das escolas logo no primeiro ano, proporcionando resultados significativos na aprendizagem dos alunos", explica a diretora.

Carvalhedo acrescenta ainda que "o Mais Português é uma ferramenta de reforço para a formação do professor, que contribui na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (SAEPI), que permitem que avaliemos a educação do nosso Estado com base no nível de aprendizagem demonstrado".

Na oportunidade do encerramento, a coordenadora do Mais Português, Márcia Damasceno, explanou os avanços do Mais Português, consequências para a rede, objetivos alcançados e parcerias.



"Foi um ano bem exitoso com essa nova experiência de multiplicar o Mais Português, por meio da Mediação Tecnológica. Alcançamos nosso objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e incentivar o professor para que ele trabalhe conforme as habilidades, lembrando sempre das habilidades que precisamos e que a rede já detectou que precisam ser trabalhadas e necessitam ter um foco maior, não visando somente aos resultados das avaliações externas, mas também a aprendizagem significativa do aluno", frisa Márcia.