Dia da Consciência Negra reforça ações contra o racismo

A Unidade Escolar Cantídio Saraiva, localizada no município de Alto Longá, realizou na sexta-feira, 22 de novembro, atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra. O evento, que já é tradicional na escola, contou com uma vasta programação.

O projeto A Educação não tem cor; Viva a Africanidade Brasileira, foi prestigiado por pais, estudantes de escolas municipais e professores de outras instituições. Além de aulas abordando o significado da data e sobre a contribuição dos cidadãos negros à construção do Brasil e o racismo sofrido por essas pessoas até os dias atuais, os estudantes também participaram de atividades com canções temáticas e rodas de conversa sobre o assunto.

A dupla gestora da unidade é unânime em afirmar que "a importância dessa data reside, entre outras coisas, no fato de ser destinada a resgatar a memória dos africanos que com suor e sangue ajudaram a escrever a História do Brasil. Mais que isso, é um momento para refletir e reconhecer a importância daqueles, que apesar de brutalmente expatriados, adotaram nosso país como pátria e imprimiram à nossa cultura a sua marca, na alegria, nas cores, nos batuques, nos aromas, nos temperos, no gingado. Enfim, nossa cultura está marcada pela contribuição africana", afirma.

O 20 de Novembro é uma data especial para reflexão por parte das comunidades escolares da rede estadual de ensino. Tanto que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobiliza as escolas para ações acerca da discriminação presente na sociedade brasileira.

O dia foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.