Didácio Arte realiza Feira do Empreendedorismo-Despertar

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva finalizam a 13ª edição do projeto Didácio Arte com a Feira do Empreendedorismo-Despertar. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PI), a atividade acontece na Praça do Mercado do Dirceu II, uma das regiões mais populosas de Teresina.

A diretora do centro de tempo integral, Tetê Castro, ressalta que a mobilização da escola para trabalhar a temática junto aos estudantes foi iniciada ainda no começo do ano e seguiu com atividades durante todo o semestre letivo.

"Levamos para o Teatro IV de Setembro e para as ruas da região Sudeste de Teresina esse projeto, que acontece em três dias, pensando a valorização de diversos temas como o feminicídio, o empreendedorismo e as artes. Desde o início do período letivo realizamos atividades no decorrer do ano com uma blitz dos nossos alunos para alertar a população, palestra, oficinas e no desfile cívico também trabalhamos os temas", relata a diretora.

A ação do CETI está em consonância com a Semana Global de Empreendedorismo, que está acontecendo no momento no Brasil e no mundo, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.

Vitória Soares, aluna do 2º ano C do Ensino Médio, classifica como muito gratificante participar de mais uma edição do Didácio Arte. "Já é o meu segundo ano participando e gostaria de dizer que é um belo projeto, pois faz com que o aluno mostre seu talento, através da pintura, dança, música, poesia e expresse todo o conhecimento adquirido no semestre letivo, pois para nós alunos é muito importante  ter um projeto como esse, pois assim nos traz conhecimento e incentivo", observa.

Nos últimos três anos, a Semana Global de Empreendedorismo mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades, o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

A aluna Isabela Maria revela que é a terceira vez que participa do evento e que é um projeto que ensina com a prática. "O Didácio Arte tem uma didática diferente aplicada pelos professores, que  vem melhorando a cada ano e só crescendo com muitas atividades, por isso e muito mais a escola é referência em todo Estado", completa.

Abertura do Didácio Arte 2019

O palco do Teatro 4 de Setembro recebeu, na quarta-feira (20), a 13ª edição do projeto Didácio Arte. Com o tema Mulher: Mãe da Humanidade, os mais de 700 estudantes do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva se revezaram entre apresentações durante a abertura oficial do projeto.

Discussões sobre feminicídio, violência contra a mulher e empoderamento feminino foram trabalhados pelos alunos com apresentações culturais de dança, teatro, música, pintura e produção textual na culminância do evento.

O secretário da Educação, Ellen Gera, elogiou o trabalho da escola junto aos estudantes. "A escola está de parabéns pela realização de mais uma edição do Didácio Arte, que mobiliza os alunos estimulando a arte, dança, pintura entre outros, trabalhando o tema pertinente que é o combate à violência contra a mulher. A escola realiza um trabalho de referência ao colocar o protagonismo juvenil para debater temas importantes em suas atividades", frisou.