Seduc inicia Caravana de Seminários Regionais Pró BNCC

Com o objetivo de apresentar a gestores, professores, alunos e equipes regionais um diagnóstico, as fases de implementação, a base legal e resultados da primeira consulta pública da construção do Currículo do Ensino Médio do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, nesta terça-feira (19), aos Seminários Regionais Pró BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A ação acontece nas próximas duas semanas e percorrerá todo o Estado.

Assim como a BNCC do Ensino Infantil e Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular também será orientada por Competências no Ensino Médio. Vale lembrar que as competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. O documento orienta que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza.

O professor Fábio Medeiros, diretor da Unidade Escolar São Sebastião, de Tanque do Piauí, participou do evento de formação em Oeiras e revela a expectativa para a construção do novo currículo.

"Esse é um momento extremamente importante para discussão do currículo. A transformação promovida no que se tem como base dos currículos será uma luta, será corrido e complicado, pois é uma renovação, e momentos diálogo como esse são benéficos para ampliar o conhecimento e aprender sobre a base do currículo do Piauí", observa o diretor.

De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, a agenda é importante pois coloca todos os envolvidos no cenário de construção do currículo do Ensino Médio na mesma página, tira da zona de conforto e corresponsabiliza a todos.

"Vamos percorrer todo Piauí, com objetivo de mostrar às equipes o cenário em que está a construção do currículo de Ensino Médio do Piauí, a base legal que fundamenta o documento e os itinerários formativos para que o currículo vire uma realidade. Mostraremos também os dados da consulta pública realizada com mais de cinco mil participantes sobre o tema e a proposta de uma nova consulta para dezembro", completa Carvalhedo.