Seduc lança programa Cisco Networking Academy


Com o objetivo de levar educação digital para a vida de todos os piauienses, o governo do Estado lançou o programa Cisco Networking Academy. Ao todo, 24 escolas e 24 professores multiplicadores serão contemplados com o projeto que visa estruturar a rede pública na área de internet e posteriormente oferecer uma plataforma com cursos voltados à inclusão digital e empreendedorismo. No Piauí, o programa vai oferecer 5 mil bolsas de estudo e emissão de certificados para estudantes sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


As primeiras turmas iniciaram nesta semana com o projeto piloto em quatro escolas: João Clímaco, Paulo Ferraz, Darcy Araújo e Modestina Bezerra. Na fase seguinte será ampliado para 24 escolas. Os alunos com a melhor avaliação em cada turma serão contemplados com bolsa remunerada, computador e internet, assim como a oportunidade de estágio no Piauí Conectado durante seis meses, logo após a finalização do curso.


O governador Wellington Dias assinou, no Palácio de Karnak, o termo de parceria com a empresa Cisco Systems Inc., líder mundial no fornecimento de equipamentos de rede para a Internet, que viabiliza a implantação do programa Cisco Networking Academy. O termo faz parte do contrato da PPP Piauí Conectado, também assinado pelo secretário de estado da Educação, Ellen Gera Moura, e pela superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura.


Os centros de ensino da rede estadual selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se tornarão Academias Locais, com aplicação de cursos utilizando uma plataforma da empresa nas escolas com formação voltadas aos professores e alunos ampliando o ambiente de aprendizagem através do programa Cisco Networking Academy.


De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a Educação Profissional já oferta cursos voltados à área. "Essa parceria com a Cisco Networking Academy vai ampliar ainda mais o horizonte dos nossos alunos, já possui escolas técnicas que ofertam o curso de informática e a rede tende a ganhar com a utilização de uma plataforma de cursos com referência mundial na área de conectividade", completa.


Cisco

A Cisco possibilita que as pessoas estabeleçam as conexões de que precisam, sejam elas para fins empresariais, de educação, filantropia ou criação. Os produtos da Cisco são usados para criar as soluções de internet que viabilizam a rede e permitem oferecer fácil acesso às informações, em qualquer lugar e a qualquer momento.


A Cisco foi fundada em 1984, por um pequeno grupo de cientistas da computação da Stanford University e, desde então, os engenheiros da empresa vêm liderando o desenvolvimento das tecnologias de rede IP.


A tradição de inovar da Cisco continua presente nos produtos e soluções líderes de mercado, tanto nos principais desenvolvimentos da empresa ? como roteadores e switches ? quanto nas tecnologias avançadas como redes residenciais, telefonia IP, redes ópticas, segurança, redes de área de armazenamento e tecnologia sem fio. Além desses produtos, a Cisco ainda oferece uma série de serviços que incluem suporte técnico e serviços avançados.