Seduc discute políticas públicas para Jovens e Adultos

Gerentes Regionais e Supervisores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  se reúnem no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí, nesta quinta-feira, 07 de novembro, para discutir as políticas públicas de atendimento à modalidade EJA.

O evento tem o objetivo de definir, com a equipe gestora da GRE, estratégias de melhoria visando o fortalecimento e melhor funcionamento do trabalho a ser realizado em 2020. Na oportunidade, será discutido o encerramento do ano letivo 2019, bem como encaminhamentos para o ano seguinte.

De acordo com Conceição Andrade, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, a EJA é destinada a pessoas que não deram continuidade aos seus estudos ou que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada.

A diretora acrescentou, ainda, que o encontro contribuirá para troca de experiências entre os profissionais. "Cada região tem suas particularidades, é importante ouvir os profissionais, saber como eles estão se organizando e conhecer as necessidades de cada local, para melhorar, pontualmente, as especificidades de cada um".

Ela destacou que se pretende, dentro da proposta de governo, erradicar todo tipo de analfabetismo existente, fazendo com que os alunos avancem nos estudos, que terminem os Ensino Fundamental e Médio. "Atualmente, a Seduc atende cerca de 81 mil alunos na modalidade EJA. Estamos buscando a melhoria do atendimento. No encontro vamos trocar experiências e levar novas orientações para o chão da escola para que os profissionais possam oferecer oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características dos alunos, seus interesses, condições de vida e de trabalho", avaliou.

Conceição Andrade finalizou falando que o desafio é criar um sistema que possa atender de modo satisfatório um grupo tão diverso de estudantes, que abrange alunos em várias etapas da vida.