Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa tem início

 

 

Dezesseis estudantes piauienses participam da fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, que ocorre em São Paulo. A abertura do evento na categoria poema aconteceu nessa segunda-feira (04), quando 126 professores e estudantes participantes receberam a medalha de bronze pela participação até o momento.

 

A professora Jesuíla Freitas, que faz parte da coordenação estadual, destaca que dois estudantes do Estado participam da semifinal na categoria poema; são eles: Débora Raquel, da Escola Municipal Lindamir Lima, de Teresina, e Kalleo Buenos Aires, da Unidade Escolar Tia Zuleide, de Luzilândia. "Já a semifinal das categorias memórias literárias e crônica já ocorreram. Três alunos do Piauí receberam medalha de prata (finalistas) no gênero crônica, sendo eles Gillane Cardoso, de Cocal dos Alves, Michele Alecsandra de Parnaíba e Edna Maria de Teresina", completa.

 

Um dos momentos importantes do evento de abertura foi a apresentação do blog da Olimpíada. Trata-se de um ambiente virtual que conecta familiares e comunidade escolar com os estudantes e professores. Além de atualização constante com informações sobre as atividades desenvolvidas em São Paulo, o blog possibilita envio de mensagens de incentivo pela seção "Deixe seu Recado".

 

Após a cerimônia de abertura, professores e estudantes semifinalistas se dividiram em turmas e tiveram a oportunidade de conhecer melhor os novos colegas. Os participantes tiveram um tempo para conversar, falar um pouco sobre o lugar onde vivem e sobre o caminho trilhado até aqui. Além disso, também puderam saber melhor a programação desses três dias.

 

Após a semifinal os melhores trabalhos serão selecionados para o Encontro Nacional final, em dezembro. Professores e os respectivos alunos-autores dos 135 textos finalistas serão convidados para a cerimônia, na qual serão anunciados os 20 vencedores do país, que corresponde aos primeiros quatro colocados em cada categoria.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo o país. A iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC e apoio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí, integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. As escolas podem acompanhar mais notícias da Olimpíada pelo Portal Escrevendo o Futuro.