Campanha Novembrinho Azul mobiliza escolas da Rede Estadual

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza a campanha Novembrinho Azul, projeto criado pelo uropediatra Djalma Ribeiro Costa, do Hospital Infantil Lucídio Portela. O objetivo é promover e conscientizar a população sobre a saúde do homem desde a infância, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o médico Djalma Costa, as doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência são uma realidade muito triste. "Doenças frequentes, encaradas como simples, entre elas a fimose, o testículo não descido, a infecção urinária, incontinência urinária ou a enurese noturna na infância e na adolescência podem se tornar grandes problemas na vida adulta", explica.

Considerando a campanha e para reforçar os cuidados com a saúde do homem, o Governo do Estado do Piauí criou a lei nº 7.224 de 18 de junho de 2019, que dispõe sobre o Dia 07 de Novembro, visando prevenir os agravos externos, violência doméstica e doença específica do sexo masculino, oferecendo atendimentos a meninos de 0 a 19 anos, para que sejam orientados sobre doenças urológicas, educação sexual e vulnerabilidades aos agravos externos.

Assim, na próxima quinta-feira (07), profissionais da área de saúde realizam gratuitamente no Hospital Infantil, das 8hs às 16hs, atendimentos urológicos, vacinação masculina para HPV, exames de imagem, acolhimento familiar por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros.

E na sexta-feira, 08 de novembro, a programação prossegue com a solenidade oficial com a participação do governador Wellington Dias, dos secretários de Saúde e Educação, Florentino Neto e Ellen Gera, respectivamente, com transmissão da Mediação Tecnológica para todo o estado. Primeiramente, no Hospital Infantil, às 8h, e em seguida a comitiva dos secretários de Educação e Saúde segue para Unidade Escolar Maria Modestina Bezerra, onde será apresentada uma mostra das atividades pedagógicas e culturais realizadas pela comunidade escolar, alusivas à campanha.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, professora Marília Aragão, todas as escolas da rede estadual de ensino foram conclamadas a iniciarem as atividades no dia 07 de novembro, "Dia D", com temas voltados para a saúde gênito-urinária de crianças e adolescentes do sexo masculino. "Doenças como a fimose, distopia testicular, HPV e varicocele são importantes fatores de risco para doenças na vida adulta, como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina", diz.

A professora Marília ressalta que "o sucesso dessa campanha está condicionado ao envolvimento dos gestores escolares quanto à participação, engajamento e organização dos estudantes, na perspectiva de que estes se tornem protagonistas de sua própria história. Portanto, vamos incentivar nossos alunos a procurarem os postos de saúde, nos municípios, também".

Também são parceiros desta ação a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, o Conselho Regional de Medicina do Piauí, a Sociedade Brasileira de Urologia - PI, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, a Universidade Estadual do Piauí, a International Federation of Medical Students Association (IFMSA Brazil) e Universidade Federal do Piauí.

Programação Campanha Novembrinho Azul

Dia 06/11/2019 às 09hs:30min.
Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Dia 07/11/2019
Inicio das ações lúdicas pedagógicas nas escolas da rede
Inicio dos atendimentos urológicos no HILP

Dia 08/11/2019 às 8hs
SOLENIDADE OFICIAL DO GOVERNO DO PIAUÍ
Hospital Infantil Lucídio Portela
Rua Governador Artur de Vasconcelos, 220, centro.
Contato: 86 3226 1811

Dia 08/11/2019 às 10hs
SOLENIDADE OFICIAL EDUCATIVA
Unidade Escolar Modestina Bezerra
Rua Jaime Fortes, 3364 / Novo Horizonte.
Contato: 86 3216 1956