Seduc realiza formação de Mediação do Clima Escolar

Com o objetivo de discutir a dimensão do cuidado e da vulnerabilidade no âmbito da escola, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realiza a 2ª Etapa de Formação da Rede Permanente de Mediação do Clima Escolar no auditório do Tribunal de Contas do Estado. O evento acontece de 30 de outubro a 01 de novembro de 2019.

Durante os dias serão debatidos temas como: Enfrentamento das situações de vulnerabilidade no ambiente escolar e Relato de Boas Práticas ? RBP; Morte e ideação suicida na escola: uma abordagem educativa; Mediando conflitos na escola, com subtemas, mesas redondas e relatos de experiências. Esta é a 2ª formação com as equipes multiprofissionais das GRES (psicólogo, assistente  social, advogado).

De acordo com a Assistente social do IFPI, Samara Cristina Silva Pereira, foi proporcionado um momento de formação para aqueles que estão nesse processo de apoio e assistência aos professores, alunos e diretores que atuam na ponta. "Durante a abordagem foram discutidas as dimensões conceituais e práticas que envolvem as situações de vulnerabilidades nas quais a comunidade escolar pode estar envolvida, bem como as possíveis estratégias a serem construídas e consolidadas para intervenção nos casos específicos, através também de uma ação dessa equipe multidisciplinar que é constituídas pela SEDUC", comenta Samara que participou da Mesa Redonda: "A atuação do psicólogo e do assistente social no cuidado frente as situações de vulnerabilidade na escola".

Samara percebeu que os técnicos se encontram efetivamente engajados nesse processo, em busca de conhecimento, realizando reflexões, sobre cada uma das situações, buscando estratégias para melhores formas de intervenção. "Então avaliamos como bastante produtiva a capacitação, pela receptividade do público, participação e pelos assuntos abordados na perspectiva que sejam efetivamente construído fluxos estratégicos a partir desse encontro. a partir do amadurecimento, de experiências e de estratégias", encerra.

Dentre os profissionais convidados estão a Promotora de Justiça Dra. Flávia Gomes Cordeiro - Coordenadora do CAODEC/ MPP, a Assistente Social Madalena Caminha Leal,  Maria Zélia Soares Feitosa (CVV) e o Prof. Dr. Fauston Negreiros, dentre outros.

A Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Piauí que também participou do encontro falou sobre como o conselho se posiciona com a questão da violência no contexto escolar. "Falamos da prevenção como forma de cuidado, a importância da capacitação aos professores, importância em cuidar dos alunos para que eles possam ter práticas de auto cuidado, compreender as suas próprias subjetividades, as psicopatologias, como depressão, ansiedade, dentre outras que são muito comuns no contexto escolar, como podemos trabalhá-las, ajudar e contribuir com nossas prevenções psicológicas", disse.

Durante sua participação foi apresentada uma proposta voltada para o "Janeiro Branco", uma espécie de articulação intersetorial da educação do Conselho Regional de Psicologia, demais conselhos e órgãos, no sentido de pensar a saúde mental no mês de janeiro, para que seja realizada uma campanha de prevenção a violência na escola e ao adoecimento psicológico na cidade de uma forma geral.

PROGRAMAÇÃO

DIA 30/10 - Enfrentamento as situações de vulnerabilidade no ambiente escolar e Relato de Boas Práticas - RBP
8h00 - Abertura - com Secretário Ellen Gera de Brito Moura;
9h - Ações de enfrentamento as situações de vulnerabilidade no ambiente escolar: atores e fluxo - Promotora de Justiça Dra. Flávia Gomes Cordeiro - Coordenadora do CAODEC/ MPPI;
10h  - Intervalo
10h30 - Contexto de Vulnerabilidade social no ambiente escolar: apresentação dos dados colhidos pelo monitoramento da Rede - com Ana Rejane da Costa Barros (SEDUC).
11h - Mesa Redonda: A atuação do psicólogo e do assistente social no cuidado frente as situações de vulnerabilidade na escola - Psicóloga Samilia Marques Leão - CRP/PI e Assistente Social Samara Cristina Silva Pereira - IFPI;
12h30 - Almoço.
14h 1° Relato de Experiência: "Escutar sentimentos, uma nova forma de ouvir: todos podem acolher"/ Formação de professores - Érica Daiana Rodrigues do Nascimento e Adriana de Araújo Costa (18ª GRE);
 15h - 2° Relato de Experiência: Construção de uma Cartilha Informativa - Hanna Beatriz de Sousa Pires, Érika Jaciara Bezerra de Melo, Bianca Barbosa Melo Amaral, Lavínia Resende Magalhães (20ª GRE);
15h50 - Intervalo 16h10 - A escuta como possibilidade - Maria Zélia Soares Feitosa (CVV).
17h - Encerramento

DIA 31/10 - Morte e ideação suicida na escola: uma abordagem educativa.
8h00 - Abertura - Apresentação artística: quem me roubou de mim - Valdsom Braga 8h40 - Morte e Ideação Suicida: "como compreender e intervir" - Prof. Dr. Fauston Negreiros
10h - Intervalo
10h30 - Morte e Ideação Suicida: como compreender e intervir - Prof. Dr. Fauston Negreiros 12h - Almoço
14h - Morte e Ideação Suicida: como compreender e intervir Prof. Dr. Fauston Negreiros 15h15 -Intervalo
15h45- Oficina: Valorização à vida - Prof. Dr. Fauston Negreiros
17h- Encerramento

DIA 01/11 - Mediando conflitos na escola
8h00 - Abertura
8h30 - Fluxo frente as demandas escolares - Equipe Multiprofissional/ SEMEC - Assistente Social Madalena Caminha Leal;
10h - Intervalo 10h30 - Orientação a queixa escolar - Prof. Dr. Fauston Negreiros
12h - Almoço
14h - Oficina: Orientação a queixa escolar - Prof. Dr. Fauston Negreiros