Alunos são premiados em Jornada de Foguetes no RJ

Dois estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu, conquistaram a medalha de prata durante a fase nacional da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), idealizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), na cidade do Rio de Janeiro.

Os estudantes Samuel Guedes da Silva e Benilsom dos Santos Oliveira concorreram no nível 3, referente ao ensino médio, e alcançaram a medalha após conseguir lançar o foguete a 144 metros, durante a etapa nacional na cidade de Barra do Piraí , local em que ocorre as finais.

Acompanhados pelos professores e orientadores no projeto, Wilton Pereira e Maria Batista de Miranda Reis, os estudantes participaram ainda de cursos, oficinas, workshops e a competição do lançamento de foguete.

A escola iniciou a preparação dos estudantes ainda no mês de maio, realizando oficinas para confecção dos foguetes. A diretora da escola, Rejane Pinheiro, explica que pelo segundo ano consecutivo de participação, os estudantes da escola conquistaram a medalha. Ela destaca ainda a importância de incentivar os alunos a participar destes projetos.

"Para nós é uma satisfação muito grande, pois passamos todos esses meses em preparação e quando vemos um resultado desse, temos a certeza que o nosso trabalho não foi em vão. Ademais, os alunos têm um grande aprendizado, pois na elaboração e confecção dos foguetes e feito todo um estudo e uma pesquisa teórica na área de astronomia, matemática e física", disse Rejane Pinheiro.

Os estudantes Marister Roberta, Maicon Lucas e Jacson Silva, do CETI Professor Antônio Tarcísio, localizado na Vila Santa Barbara em Teresina, também garantiram a prata na Jornada de Foguetes ao representarem também o Piauí. Eles atingiram a marca de 150m distância com seu foguete.

Para a diretora, Maria José Viana, foi um orgulho essa conquista. "Acreditamos muito na educação e a escola se empenhou bastante, junto com o professor, os alunos, e participar desse evento pela primeira vez, já conseguindo a medalha de prata nos deixa maravilhosos e vitoriosos", comenta.

"Isso nada mais é, que o desenvolvimento de ciência e tecnologia, matemática e física, despertando no aluno o interesse pela física e matemática com uma forma mais dinâmica de aprendizado", afirma o professor Thiago André que acompanhou os alunos.

Outra escola que também conseguiu medalha foi o CETI São João Batista. Foram 8 medalhas: 2 de ouro e 6 de bronze. Localizada em São João da Fronteira, a escola este ano, participou da 22ª OBA.

"Estamos muito felizes por esta conquista", afirma a professora Jucimary Paixão. Ela disse que dia 05 de novembro, irão 3 alunos para a mostra de foguetes no Rio De Janeiro.

A premiação não para por aí. Os estudantes da escola Luís Teixeira, de Luzilândia, Reginaldo Cruz de Oliveira, Ítalo Melo de Andrade e Anderson Carlos Alves dos Santos, acompanhados do professor Leonardo Lopes, conquistam também prata na competição. Eles concorreram no nível 3, referente ao ensino médio, e conquistaram a medalha após conseguir lançar o foguete a 130 metros durante a etapa nacional na cidade de Barra do Piraí.

"No segundo dia, apesar dos problemas, nosso foguete conseguiu atingir 130m e foi isso que nos garantiu medalha de prata", comenta Leonardo.

A Jornada de Foguetes é uma das atrações da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), que faz parte da programação da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Nesta edição, os organizadores estimam atrair mais de 150 mil visitantes, 30 mil a mais do que em 2018.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) é uma olimpíada experimental que propõe aos estudantes o desafio de construir e lançar foguetes, o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. A tarefa pode ser realizada individualmente ou por equipes formadas por, no máximo, três integrantes.

O evento é aberto a todas as escolas públicas e privadas do país. Participam alunos do Ensino Fundamental e Médio, distribuídos entre quatro categorias. Pela participação, todos os alunos, professores e o diretor da instituição de ensino recebem certificado.

Alunos dos níveis 3 e 4 da MOBFOG são selecionadas para participarem das Jornadas de Foguetes dentre aqueles com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete. Para ser pré-selecionada para este evento, a equipe (de no máximo 3 alunos) deve lançar o foguete acima de 100 metros.