Escola realiza evento para estimular hábito da leitura

A difícil tarefa de fazer jovens gostarem de ler é a motivação principal do I Salão de Arte, Literatura e Teatro - SALIAMÁVEL, que acontece desde quinta-feira (24), no CETI Professor José Amável. O evento, que se estende até hoje (25), utiliza uma série de linguagens e atividades multidisciplinares para tornar a literatura mais atrativa e interessante para os estudantes da era digital.

Na programação do SALIAMÁVEL ocorreu a apresentação de cordéis produzidos inteiramente pelos alunos das turmas de 1ª série, sob orientação da professora Georgiana Machado, permitindo aos alunos um contato direto e sólido com o gênero, a fim de enriquecer o repertório linguístico e cultural dos discentes.

"A história do cordel e suas experiências com este gênero" foi o tema da palestra ministrada pela poeta cordelista e membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel, Josefina Ferreira. "O gosto pela leitura e literatura" foi outro tema abordado pelo mestre na área de Literatura Infantil e Juvenil e Tecnologias, Lucas Emanoel.

Outro momento aguardado no SALIAMÁVEL foram as peças teatrais "El Chavo del Ocho", que foi encenada toda em espanhol, permitindo aos alunos uma prática na leitura e fala desta língua estrangeira, sob orientação da professora Valéria Camelo, e o clássico "Senhora",  de José de Alencar, que oportunizou aos alunos lerem e conhecerem os clássicos literários do nosso Brasil, sob orientação da professora Renata Rodrigues.

De acordo com Helciyane Soares, coordenadora pedagógica do CETI José Amável, o evento literário surgiu da união do Café Literário e da Feira de Línguas, já tradicionais da escola. "A leitura é responsabilidade da escola. É um desafio. As provas exteriores cobram a leitura de obras com as quais essa geração não tem muito contato. A indústria cultural levou o jovem para outros interesses. A partir do teatro, sarau e outros incentivos, eles conseguem se reaproximar dos livros", afirma.

A coordenadora falou ainda. "Estamos muito felizes com o resultado, queremos agradecer os alunos de 1ª a 2ª série, que são os grandes atores deste evento. Muitos se dedicaram e certamente além de aprenderem diversos conteúdos, também trabalharam com valores sociais, de convivência em grupos, organização de um trabalho pedagógico sólido e proveitoso", finaliza.

Durante todo o evento, aconteceu a venda de livros com valores acessíveis da editora CONAL, que oportuniza aos alunos acesso a obras literárias que servirão de estímulos à leitura em diversos momentos da rotina do aluno.