Alunos encenam obras literárias em projeto Literação

O Centro para Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Francisco César de Araújo realizou, na última terça-feira (22), o Projeto Literário: Literação, cujo objetivo principal foi suscitar nos estudantes o gosto pela leitura, incentivar a criação e a imaginação por meio da leitura de uma obra literária.


Segundo a professora da disciplina de Língua Portuguesa, Gardenha Vilany, a leitura e a escrita são processos que se complementam, por isso a importância desta atividade.

"A escola deve buscar na leitura uma forma de reconstrução de sentido e garantir a participação dos alunos numa sociedade letrada e no sucesso acadêmico, combatendo assim a evasão escolar", disse a professora que coordenou o projeto.

Após a escolha das obras, os estudantes interpretaram o texto com encenações, maquetes de ambientes das obras literárias escolhidas, comidas típicas, obras de arte idealizadas pelos alunos e distribuição de livros.


Para a coordenadora da escola, Edinólia Xavier, a escola tem o papel de mediar junto aos alunos a leitura de mundo e uma das ferramentas possíveis é por meio da literatura.

"A escola hoje tornou-se um ambiente centralizador de informações, nosso desafio é transformar obras literárias em conhecimento. É fundamental que o professor se aproprie o seu papel na formação de leitores, ensinando-os a fazer vinculação entre o lido e o vivido", pontua a coordenadora.