Ceti Didácio Silva aplica gamificação nas aulas de física

Com o objetivo de analisar as possibilidades de mediação de um jogo eletrônico orientado e produzido a partir do programa Scratch, na apropriação de conceitos de Ondulatória no Ensino Médio, o professor Lucianno Cabral, mestrando do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UFPI, aplicou o jogo Onda Secreta em uma turma da 2ª série do Ensino Médio do CETI Didacio Silva, sendo este o seu produto educacional desenvolvido durante o mestrado.

O uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos, chamado de gamificação, vem sendo bastante utilizado na escola.

De acordo com o professor Lucianno, é observado que, no geral, os alunos têm aversão e até mesmo trauma no que se refere à disciplina de Física. "Para alguns autores, muitos desses alunos têm em mente esta disciplina como algo impossível de se aprender. O jogo foi a culminância de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, sendo produzida após a realização de estudos teóricos sobre a gamificação no ensino de Física, com destaque nos jogos eletrônicos e a produção do jogo em questão, a partir do Programa Scratch, que é gratuito, e utiliza uma linguagem de programação em bloco, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e permite ao usuário construir histórias, animações, jogos, simuladores e ambientes visuais de aprendizagem de uma maneira mais intuitiva", relata o docente, que está sendo orientado pelo Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo.

A estudante Maria Alice relata que aprendeu bastante com a metodologia. "Gostei muito dessa atividade, pois foi a primeira vez que participei de algo assim e pude jogar em grupo com meus colegas de turma e ver que, mesmo sem perceber, aprendi mais do que eu imaginava sobre o conteúdo que o professor nos ensinou", comenta Alice.

"É necessário que todos os profissionais da educação estejam preparados para o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), assim como das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sala de aula e utilizar tais ferramentas no processo ensino e aprendizagem, permitindo que os alunos entendam que podem aprender a partir da utilização dessas tecnologias", destaca a diretora da escola Tetê Castro.