Encontro do Bolshoi reforça importância do acompanhamento

Pais e responsáveis pelos alunos piauienses que estão em Joinville (SC), por meio do Projeto Bolshoi, participaram nesta quarta-feira (23) de um encontro com a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semec). A reunião faz parte da rotina dos pais/responsáveis pelos bolsistas e tem o objetivo de alinhar as estratégias para o bimestre seguinte.

No primeiro momento do encontro foram repassadas as informações gerais sobre o projeto, seguindo com as informações sobre os bolsistas. Falaram também sobre as visitas domiciliares considerando a perspectiva do final da formação 2020/2021, questionários de matrículas, viagem do período de férias em Teresina e retorno para Joinville para o início do ano letivo de 2020.

Uma equipe de assistentes sociais da da Seduc e Semec acompanha cada passo dos bolsistas, mantendo as famílias a par, mesmo à distância, da rotina dos jovens. Uma mãe social faz o papel dos pais em Joinville, cuidando da educação, saúde e tudo que envolve o dia a dia do grupo.

De acordo com a coordenadora de Inclusão e Diversidade da Seduc, Amparo Veloso, a atividade faz parte da proposta de monitoramento e acompanhamento às famílias.

"A reunião bimestral aconteceu depois das visitas domiciliares pois, dentre as ações desenvolvidas no Projeto Bolshoi, além dos documentos formalizadores referentes às atribuições das instituições parceiras, existem aquelas que envolvem o acompanhamento às famílias dos alunos bolsistas. Estas ações perpassam pela realização de visitas domiciliares, de reuniões bimestrais com os pais e responsáveis, pelo acompanhamento da frequência escolar junto à coordenação do Programa Bolsa Família na SEMEC e, ainda, pelas ações envolvendo as questões junto a Defensoria Pública do Estado do Piauí e a 1ª Vara da Infância e Juventude", afirmou Amparo Veloso.

A coordenadora finalizou dizendo que "é importante esta resposta das instituições. Sempre estamos informando quanto ao convívio dos adolescentes, os pais tem contato por telefone e qualquer situação é notificada", finalizou.