Escola Jacob Barbosa realiza Mostra Jovens Cientistas



Experimentos demonstrativos para o ensino de ciências da natureza trazem a possibilidade de gerar e de fixar o conhecimento. O aluno quando, em contato direto com a ciência, absorve melhor o conteúdo e adquire um interesse maior para a aprendizagem. 


Pensando assim, a Unidade Escolar Jacob Barbosa, jurisdicionada à 18ª Gerência Regional de Educação, situada na zona urbana de Demerval Lobão, realizou nesta terça-feira, 22, a Mostra Jovens Cientistas, projeto inserido no plano de ação da metodologia da ferramenta de gestão Jovem de Futuro.


O objetivo da atividade foi de despertar nos alunos o interesse pela atividade científica e desenvolver o espírito científico, o pensamento lógico e o senso experimental dos alunos, fazendo com que eles possam trabalhar a criatividade e a capacidade inventiva e investigadora, executando projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.


Na oportunidade, os estudantes expuseram diversos experimentos e pesquisas que demonstram como os conceitos do componente curricular são importantes para entender o mundo ao nosso redor. O professor responsável pela feira, Luciano Soares, falou um pouco sobre a ideia de incentivar a iniciação científica dos alunos, valendo-se das experiências no ambiente familiar.


"No componente curricular de química, os experimentos são de grande importância, pois a curiosidade do aluno leva à percepção das reações químicas envolvidas. Cientes disso, conscientizamos nossos estudantes sobre a noção de que a  Química está presente no dia a dia das pessoas mais do que se possa imaginar", afirma Luciano.


O professor falou ainda que foi emocionante ver o brilho nos olhos dos alunos enquanto apresentavam seus projetos aos colegas, familiares e visitantes. "Pudemos perceber que a aprendizagem aguçou a curiosidade e a pesquisa. São jovens protagonistas no processo de ensino, ressignificando o sentido de aprender", finaliza Luciano Soares.