Projeto Educação Pela Vida comove alunos no interior

Desde setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um projeto que tem como principal objetivo salvar vidas. O #EducaçãoPelaVida já passou por várias escolas de Teresina e interior do estado atendendo mais de 2 mil estudantes da rede pública por meio de rodas de conversa e apresentações artísticas. Nesta semana, a caravana do projeto esteve na cidade Altos. Em um único dia foram 4 sessões nas Unidades Escolares Pio XII, Rama Boa, Cazuza Barbosa, Altina Pestana, Maria Railino e Anisio Lima, totalizando mais de 700 alunos assistidos.

Os depoimentos dos estudantes após a experiência comprovam a eficiência do projeto que é sensível a uma realidade de jovens com comportamentos depressivos. "Fiquei extremamente tocada com o projeto. Coloquei várias coisas para fora e todas as palavras tocaram no meu coração e fizeram um bem porque precisamos de palavras e abraços de quem queira nos ouvir", fala a estudante Tamires Sousa.

"A peça foi maravilhosa, muito emocionante, me ajudou. Eu realmente precisava ouvir o que eles quiseram passar", pontua Alice Silva.

"Amei a palestra, o Valdson Braga tem um potencial para fazer qualquer pessoa sair do fundo do poço", observa Larissa Martins.

A proposta surgiu para sensibilizar alunos, professores e gestores em relação ao tema. A ideia da equipe composta por técnicos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e do Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) e Gerências Regionais de Educação (GREs) é continuar com as atividades durante todo o ano.

O artista visual Valdsom Braga é um dos integrantes da equipe responsável pelas apresentações artísticas. "É maravilhoso ver a relevância dessa ação chamada #EducaçãoPelaVida. São muitos depoimentos positivos que nos impulsiona a percorrer essa trajetória.  Para mim, como artista, fico feliz em testemunhar, em cada ação, a emoção envolvida com o auto cuidado. Um aprendendo a abraçar e ser coluna na vida do outro", relata o artista que também faz parte da equipe.

Nas escolas, além da apresentação, o artista Valdsom Braga faz reflexões sobre o estado emocional. "Nesse processo descobrimos que precisamos cuidar do outro. Tenho certeza que muitas coisas boas virão nos próximos dias em contato direto com o aluno", diz o ator.