Aplicativo transforma ensino em sala de aula


Já imaginou chegar na escola e dedicar sua aula àquilo em que a garotada é mais fissurada em suas rodas de amigos, como games, por exemplo? O diretor Onofre Gomes, da Unidade Escolar Afonso Mafrense, localizado no município de Altos, vem fazendo sucesso com a turma ao aplicar a disciplina de Matemática e Português na criação do The Holy Library, um game voltado para o desenvolvimento educacional.


O objetivo da ação no primeiro momento está direcionado para revisar os descritores da prova SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica, transformando um vilão (celular) num aliado para construir o conhecimento, apresentando assim, novas formas de ensinar e aprender.

A ideia surgiu quando Onofre observou uma certa quantidade de alunos que gostam de games e estavam desmotivados para assistir às aulas, principalmente, de matemática. Boa parte desses alunos não conseguia largar o telefone celular, o que desfocava estes estudantes das aulas. Com isso, o diretor planejou a criação de um game contendo questões de português e matemática para que pudesse levar até esses alunos tais conhecimentos.



"Como recebo muitos alunos do curso técnico em informática, selecionei dois daqueles que mais se destacaram, Caio Fernandes e Ayrlan Barbosa, e passei toda a filosofia do jogo para começarmos a realizar a programação. A partir deste momento, foi realizado um estudo para escolher a base para iniciar a programação do jogo. Ao longo de 20 dias já tínhamos o primeiro protótipo", fala entusiasmado o diretor.

Onofre Gomes, relatou, ainda, que umas das grandes motivações desse game é o fato de entender que a sala de aula não é único espaço de construção do conhecimento, assim é necessário diversificar as formas de aprendizagem.


Como jogar?

Para colocar o jogo online, basta acessar o link: thlgames.com e você entra diretamente no jogo. As escolas podem fazer competições para ver quem chega à loja virtual do jogo primeiro. Até chegar à loja virtual, você terá que resolver, no mínimo, 22 questões de matemática e português e, para cada questão certa, você ganha um ticket no valor de R$ 10G para comprar produtos na loja virtual.

Começando o jogo, você seleciona novo jogo e começa a jogar.  Para o bonequinho andar, basta clicar na frente. Quando o leitor concluir a primeira parte, este ganhará R$ 200G que é a moeda virtual para comprar acessórios para seu personagem.

"Para os alunos da escola, já temos na loja disponível serenata que ao chegar na loja o jogador pode comprar e eu entrego o bombom fisicamente, mas isso somente nas competições", relata o gestor.

O diretor finaliza comemorando a iniciativa que tem sido sucesso na escola e agradecendo aos principais colaboradores. "Em primeiro lugar agradeço a Deus, aos meus estagiários Caio e Arlan, ao voluntário Renan e ao proprietário do sistema Mobieduca.me, nosso colaborador Marcos Oliveira, não esquecendo dos professores de matemática e português por ajudar na seleção das questões", fala, entusiasmado, Onofre Gomes.