Seduc realiza formação por videoconferência


A segunda Formação dos Comitês de Mediação de Conflitos Escolares e Estratégias de Rede acontece nesta sexta-feira (18), por meio de Mediação Tecnológica, no Canal seduc-pi6, das 8h30 até as 12h, no Canal Educação. A videoconferência é destinada aos Comitês de Mediação das Escolas da Rede e será ministrada pela Professora Dra Leila Medeiros.


O objetivo da formação é contornar divergências que possam existir nas escolas e levar àquela que está em uma situação de conflito, a um consenso, uma situação que de fato possa se construir pontes.


Durante o dia serão trabalhadas as técnicas de como realizar a mediação de conflitos, estruturar cada escola que seja capaz de diminuir os conflitos e, com isso, diminuir bastante a evasão escolar. A videoconferência vai abordar, além do conflito, técnicas, identificar qual o papel do mediador, como deve acontecer essa mediação e quais as categorias de conflitos que a escola pode mediar.


De acordo com a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Rejane Barros, é importante que cada equipe das escolas seja formada por docentes, alunos, Conselho Tutelar, Núcleo de Psicologia, e também esteja ligada à Secretaria de Assistência Social do Município. "Assim a escola estará mais estruturada para que haja um ambiente pacífico, em que vários atores possam entender que as diferenças são importantes e devem ser respeitadas, deixando claro que precisamos aprender a lidar com as situações", afirma.


Além da videoconferência, em um outro momento serão estruturados e distribuídos os módulos em cartilhas, no qual também serão apresentadas as boas práticas de mediação das escolas que podem ser replicadas em outras escolas.