Secretario reforça parceria em premiação da Undime-PI

Foi realizado, nesta quinta-feira (17), no cineteatro da Assembleia Legislativa do Piauí, a primeira edição do Prêmio Gestor Educacional, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME-PI). A premiação tem como objetivo reconhecer os municípios, os seus gestores e os dirigentes municipais de educação que contribuíram para a melhoria da educação básica no estudo do Piauí.

Com a presença de autoridades municipais e estaduais dos Poderes Executivo e Legislativo, o secretário da Educação, Ellen Gera de Moura, esteve na solenidade e ressaltou que Estado e municípios devem estabelecer parcerias visando garantir acesso e continuidade do ensino a todos os piauienses.

"Mais do que um regime de colaboração, precisamos estar sintonizados nas nossas agendas, projetos pedagógicos e estratégias para que a nossa população seja beneficiada pela educação pública. Estamos com o plano Educar Piauí, com objetivos estratégicos no combate ao analfabetismo e este índice requer a parceria com os municípios para promover a alfabetização na infância, e o estado alcance aqueles que não terminaram a educação básica. Este regime requer um grande pacto pela educação para desenvolver o Piauí", disse o secretário.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) premiou 40 municípios em quatro categorias: Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e Menção Honrosa.

Nas três primeiras categorias, foram homenageados os municípios que obtiveram resultados mais expressivos no Ideb 2017 (anos iniciais e anos finais). Já na categoria Menção Honrosa, o prêmio foi entregue aos municípios com maior evolução na relação entre os índices de 2015 e 2017.

A presidente da Undime-PI, Cleidimar Tavares, destaca que a honraria pretende motivar ainda mais os municípios piauienses na oferta de uma educação pública de qualidade.

"A edição do prêmio Gestor Educador busca reconhecer e motivar o trabalho feito na área da educação tanto dos dirigentes municipais quanto dos prefeitos para que possamos investir mais na educação. Com este incentivo espero que possamos ter um regime de colaboração entre estado e município visando melhorar os índices educacionais", disse a gestora.

O chefe do escritório da Unicef no Recife, Dennis Christian Larsen aponta o Piauí como estado pioneiro ao desenvolver estratégias para avançar os índices da educação. "Temos uma parceria histórica com o Piauí por meio do selo Unicef que demonstra como são realizadas ações visando acelerar os índices da educação básica.  Estamos vendo que o Piauí é um estado pioneiro por realizar buscas ativas em todas as áreas para diminuir a evasão de crianças fora da escola no Estado", ressalta.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, comemorou a oportunidade para os gestores apresentarem as boas práticas de suas gestões na educação.

"É preciso pensar a educação como uma política de estado nas prefeituras e fico feliz pela oportunidade das secretarias de educação municipais terem seus trabalhos reconhecidos com este prêmio. Muitos dos municípios avançam nos índices educacionais e a união entre os órgãos é fundamental neste processo", pontua Jonas Moura.

Representando os parlamentares, a Deputada Federal Rejane Dias, que já ocupou o cargo de secretária estadual da Educação, afirmou que a parceria se estende à Câmara Federal para conseguir recursos que impactam os índices no Estado.

"Temos feito em Brasília a defesa dos recursos do Fundeb e a prioridade da comunicação de educação é ampliar para 40% a contribuição da União dos recursos direcionados à educação municipal. A Câmara Federal está sensível às necessidades dos municípios, por isso parabenizo os gestores que tem conseguido avançar com as metas do Ideb nos anos iniciais e finais, resultando em um salto de qualidade", disse a Deputada.