Estudantes passam para a semifinal da Olimpíada de Português

Trinta e um estudantes, entre 16 finalistas e 15 suplentes, da rede pública estadual foram selecionados para a semifinal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os jovens, acompanhados dos professores orientadores participarão dos encontros regionais, em novembro, em São Paulo. Artigo de opinião, documentário, crônica, memórias literárias e poesia são as modalidades e todas tiveram representantes piauienses no concurso que reúne jovens talentos de linguagens de todo o país.

Inspirados no tema deste ano, O lugar onde vivo, os trabalhos contaram com os mais variados artifícios de criatividade. A aluna do 3º ano, Adriana Nayara Pereira da Silva, estudante do Ceti Rocha Neto, em Oeiras, é uma das semifinalistas na categoria artigo de opinião. Diante de um fato cotidiano, em sua produção, Adriana Nayra, orientada pelo professor Renato de Carvalho Santos, falou sobre o trânsito na cidade, escolhendo como título Congestionamento de opiniões.

"Oeiras é uma cidade com muito potencial educacional. Saber que meu texto foi escolhido para representar meu município me deixou muito feliz. Essa vitória não é só minha, mas do professor Renato e da nossa escola também", diz Adriana Nayara.

Tatiane Babosa de Carvalho, Gerente Regional da 8ª GRE, ressaltou a dedicação de Adriana Nayara, focando que a Gerência Regional de Educação (GRE) está muito feliz em ter um representante na semifinal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. "É uma felicidade muito grande para todos nós da 8ª GRE, de Oeiras, em especial para o CETI Rocha Neto, em ter a Adriana Nayara nesta semifinal. Isso mostra a dedicação da aluna, do compromisso do professor Renato e da escola em proporcionar aos nossos estudantes uma educação de qualidade", disse a gerente regional.

Também ao sul do estado, no município de Monsenhor Hipólito, as alunas Alice Éllen da Silva, Thamires Carvalho da Silva e Vânia Ellen Bezerra Sousa, do Ceti José Alves Bezerra, orientadas pela professora Josefa Elciana de Jesus Sousa, foram selecionadas pela categoria documentário com o título Educação Premiada: o protagonismo estudantil fazendo acontecer. Já Lorrany Soares estudante do 7° ano da U. E. Letícia Macêdo, do município de Anísio de Abreu, orientada pela professora Rosa Luzia, foi selecionada com o texto do gênero memórias literárias com o tema: O lugar onde vivo e o título "Doces lembranças".

Os avaliadores do Piauí da Comissão Julgadora Estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, responsável pela leitura e seleção dos textos semifinalistas, se reuniram na última segunda-feira (07) para a decisão final dos classificados.

Para selecionar os semifinalistas, os educadores avaliaram a partir dos critérios descritos no Regulamento da Olimpíada os melhores representantes do Piauí. A primeira fase do trabalho da comissão foi realizada à distância, de modo virtual, momento em que cada texto foi lido por, no mínimo, dois avaliadores, durante os dias 26 e 03 de outubro.

Após a semifinal, que será realizada no fim deste mês em São Paulo, os melhores trabalhos serão selecionados para o Encontro Nacional, em dezembro. Professores e os respectivos alunos-autores dos 135 textos finalistas serão convidados para a cerimônia, na qual serão anunciados os 20 vencedores do país, que corresponde aos primeiros quatro colocados em cada categoria.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo o país. A iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. As escolas podem acompanhar mais notícias da Olimpíada pelo Portal Escrevendo o Futuro.