Professores da Seduc concluem curso de Libras

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) concluiu, nesta sexta-feira (11), o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para professores da rede estadual de ensino. O curso teve início na última segunda-feira (07) e foi realizado em parceria com o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS).




O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, fez uma visita durante a manhã desta sexta aos cursistas e falou como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem se empenhado no trabalho de inclusão social daqueles que precisam de linguagem brasileira de sinais para aprender.




"A rede tem pautado temas importantes, como o da inclusão e clima escolar desde 2017 por meio do Pacto Pela Aprendizagem. A cada dia novas ações vão surgindo. Nossa ideia é essa mesmo. Que a escola seja cada vez mais um lugar bom de se estar, tanto para os estudantes quanto para os profissionais que fazem a educação. Nós temos que ser felizes e querer ir para a escola. Nós não podemos falar só em números, indicadores, taxas percentuais. Precisamos reverter essa situação e para isso precisamos falar de gente, incluir pessoas, saber lidar com elas, entender as diferenças, os comportamentos que são diversos. Então precisamos incluir essas pessoas. Fico muito feliz de ver esse momento porque estamos trabalhando a inclusão", explica o secretário.




São 40 professores da rede regular, de todas as regiões do Piauí, que fizeram o curso na sede da Obra Kolping, região Sudeste de Teresina.





A gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora Sá, destaca que essa é uma formação continuada em Libras/Português para professores do interior, que atuam nas salas comuns com matrículas de alunos surdos. 





"Trata-se de um curso do termo de convênio PAR/MEC. O objetivo é capacitar professoras da sala para o ensino de português para o surdo e também ensinar noções básicas de Libras, bem como facilitar a comunicação entre professor e aluno surdo", relata a gerente. 


Os professores cursistas são das mais variadas disciplinas e lugares do Estado, com a finalidade de promover a inclusão e o acesso do aluno surdo ao ensino regular.