Em Batalha, alunos participam do IV Workshop das Profissões

A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na tarde desta quarta-feira (09), na câmara municipal da cidade de Batalha, cerca de 160 alunos da 3ª série da Unidade Escolar Conselheiro Saraiva e dos 4 anexos nas localidades da zona rural do município vão poder tirar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho no IV Workshop das Profissões. 10 profissionais das mais diversas áreas, como, Fisioterapia, Direito, Enfermagem e Serviço Social, vão trocar experiências e tirar dúvidas dos futuros aprovados sobre o tão sonhado curso superior.

"O propósito é ajudar esses alunos a acertar nas suas escolhas profissionais, porque nós vemos a dúvida em cada jovem. Então trouxemos profissionais para conversar e apresentar essas profissões para que eles façam uma escolha acertada", afirma a diretora da escola, a professora Ilana Miranda.

O evento é realizado anualmente próximo a data do Enem até para diminuir a ansiedade do aluno, pois o momento é marcado por dinâmicas. Após a apresentação de cada área pelos profissionais será aplicado um teste vocacional a fim de verificar as aptidões descobertas. O interessante é que a maioria dos profissionais que irão compartilhar conhecimento com os estudantes já estudaram na Unidade Escolar Conselheiro Saraiva.

A ação tem o apoio da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e faz parte das atividades do programa Jovem de Futuro, que procura estimular o protagonismo dos alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem.