GREs iniciam Caravana do Saeb

As Gerências Regionais do Piauí deram início às Caravanas do "Se Liga no Saeb", uma das ações que ajudarão os alunos da rede a se habituarem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de nortear as escolas sobre como trabalhar, mobilizar e engajar todos os atores que farão parte do processo de avaliação do Saeb.

Toda a equipe de ensino da Seduc (Gerências de Ensino Médio e Fundamental, Coordenações de Tempo Integral e Avaliação, Núcleo de acompanhamento pedagógico,  Unidade Técnica do Chão da Escola, Educação Profissional e Mediação Tecnológica) compõe seis grupos que, junto às GREs e professores, visitarão as 21 Gerências Regionais de Ensino e cerca de 39 escolas pelo estado com o intuito de conscientizar a equipe gestora a respeito da importância e finalidades do SAEB.

"Este é o momento de fortalecer ainda mais a gestão das escolas, equipe de ensino das GREs e toda a comunidade escolar para o Saeb, falando sobre sua importância e seu objetivo que é avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica brasileira, além de gerar dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o acompanhamento de políticas públicas educacionais. A Seduc em parceria com a GRE, sugere, discute, alinha e replaneja ações de sensibilização da importância  do SAEB  e do engajamento competente dos estudantes  no processo avaliativo", disse o Diretor da UNEA- Clebe Gonçalves de Sousa.

A caravana teve início segunda-feira (7) na 4ª, 18ª, 19ª, 20ª 21ª, 1ª, 2ª, 5ª, 13ª e 17ª. Dia 8 foi a 3ª, 8ª, 9ª, 16ª, 15ª, no dia 9 serão as GREs: 6ª, 7ª, 8ª e 14ª e no dia 10 será a vez da 10ª e a 11ª GREs.

Ações como essa serão utilizadas como forma de estímulo para os alunos, de modo que eles não se confundam com os questionários, além da Blitz Saeb, na qual equipes da Seduc e das GREs visitarão as escolas para conversar com alunos, professores e diretores sobre a avaliação, explicando sobre a metodologia utilizada e como a preparação dos alunos contribui para a aprendizagem e o avanço dos resultados do nosso Estado em relação à média nacional.

Para o Secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, o Saeb é a avaliação que dá o diagnóstico e mede a qualidade do aprendizado dos estudantes em todo o Brasil. "A partir do resultado dessa avaliação, podemos criar estratégias que melhorem o Ensino e Aprendizagem na rede pública estadual", explica.

As médias de desempenho do Saeb, junto com os dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Piauí, mais de 40 mil alunos da Rede Pública Estadual de Ensino farão a avaliação, procurando manter o ritmo de crescimento que tem caracterizado a evolução da Educação no Estado.

O estudante David Sales, da Unidade Escolar Luis Teixeira, está ansioso pela avaliação. "Nós, alunos concludentes do 3º ano, com a realização da prova do Saeb, podemos deixar a nossa marca, fazer a escola ser reconhecida em nível nacional, afirma o aluno.

As provas do Saeb serão aplicadas do dia 21 de outubro a 1º de novembro e, neste ano, pela primeira vez, serão feitas a avaliação das instituições que oferecem Educação Infantil, em caráter de estudo piloto, e a avaliação dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, além de manter a avaliação dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Outra novidade é a aplicação de testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de forma amostral.

MOBILIZAÇÃO SAEB NA ESCOLA

- Informar, orientar e mobilizar  professores, estudantes e  comunidade escolar;
- Divulgar os incentivos que a escola criou para garantir a máxima participação;
- Informar o qualitativo do bimestre conforme Portaria SEDUC/SUPEN Nº 01 de 28/01/2019 e nota técnica SUEB/UNEA/SEDUC Nº003/2019 ( Se Liga no SAEB);
- Envolver os estudantes: criação de cartazes, vídeos produzidos pelos alunos mobilizando e chamando os colegas para participar da iniciativa, entre outras;
- Construir um calendário de contagem  regressiva  até o dia da PROVA ;
- Organizar horário de recreio e lanche a fim de que o ambiente escolar esteja propício para uma boa aplicação;
- Organizar as carteiras,  distribuição dos alunos e frequência;
- Alocar professor responsável pela turma no dia da aplicação e profissionais de suporte se houver, entre outras situações que foram elencadas pela escola conforme a sua realidade;
- Recepcionar e acolher os estudantes no dia da aplicação.
- Compromisso de todos;
- Apoio necessário para que a aplicação ocorra com tranquilidade e num clima de mobilização e esforço coletivo;
- Agradecer a equipe escolar e comunidade: a escola deverá organizar um momento de agradecimento coletivo com toda a escola (professores, estutantes e comunidade escolar);
- Analisar participação e mobilização durante a aplicação do SAEB, pontos que podem ser melhorados nas proximas avaliações externas.
- Realizar  simulados para fixação  dos objetos de conhecimento ;
- Desenvolver a habilidade de uso dos gabaritos ;
- Assimilar a gestão do tempo de prova;
- Realizar  plantões  de dúvidas  em horários alternativos ;
- Pode usar  tutoria dos alunos que estão avançados para ajudar alunos  resolverem listas de exercícios no contra turno  ou logo após o termino da aula.
- Os alunos tutores ou monitores  devem ser orientados pelos professores;