20ª GRE reforça ensino de redação para alunos antes do Enem

Buscando diminuir a tensão existente por causa da proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, a 20ª Gerência Regional de Educação (GRE) organizou um momento Foco e Autoconfiança, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, durante a manhã desta terça-feira (8).


Em mais de cinco horas, 260 alunos de dez escolas contaram com aulas mediadas pelos professores de língua portuguesa das escolas jurisdicionados à GRE, que se alternaram entre as aulas, abordando assuntos relacionados às competências exigidas no exame, como explicou a técnica de ensino da 20 GRE, Rossilange Assis Damasceno Paz.

"Nós pensamos neste momento de motivação para o Enem, pois percebemos em algumas escolas a necessidade de reforçar o ensino da língua portuguesa. Sabemos que pela proximidade do Enem não podemos repassar todo o conteúdo então foram pensadas aulas com foco nas competências do Enem, pois são elas que vão direcionar a nota final da redação", disse.


Na reunião houve ainda uma roda de conversas e palestras com profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Direito, Enfermagem, Medicina e Assistente Social. Segundo a gerente, Luiza Vieira, a ação faz parte do planejamento com foco no Enem desenvolvido pelas escolas e GRE ao longo do ano tendo como culminância a reunião dos alunos.

"Começamos a trabalhar com os gestores e coordenadores para dentro da escola realizar um trabalho unificado com relações às avaliações externas e preparar ao longo do ano. Fizemos palestras, rodas de conversas e trabalhamos em parceria com as escolas e incluímos nos planos de ações da GRE", disse Luiza Vieira.

A estudante do Cepti Governador Dirceu Mendes Arcoverde, Enya Cecilia, destaca que a culminância realizada pela gerência é mais uma oportunidade de reforçar todo o conteúdo antes da prova.

"É importante para nós alunos termos este dia de preparação, além da preparação realizada pelas escolas voltadas para o Enem. Ao longo do ano, a escola realiza revisões, simulados, e nas aulas os professores são bem didáticos utilizando os conteúdos que estão previstos nas provas, tudo para facilitar o entendimento", ressalta Enya.


A gerente Luiza Vieira destaca que após esta fase de preparação, a GRE buscou trabalhar além de conteúdo previsto nas provas, o desenvolvimento do lado emocional dos estudantes.

"Desde o início do ano trabalhamos a parte dos conteúdos e agora trabalhamos o lado emocional dos alunos na reta final. Neste momento pensamos ações voltadas à autoconfiança, mostrando que o momento requer calma para a realização da prova e para isso contamos com profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos", explicou.


Estudante da U.E. Monsenhor Raimundo Nonato Melo, Tainá Oliveira, comemorou a preocupação da GRE em trabalhar o lado emocional na ação. "A escola vem realizando uma boa preparação também com o lado emocional dos alunos para não desistirem. Então é muito bom participar de atividades que trabalham ansiedade antes da prova, pois até evita que os alunos não desistam de fazer a prova por não se sentirem preparados", ressalta a aluna.