Projeto fortalece vínculo entre escola e família



Colaboração, diálogo e proximidade para um bem comum: melhorar a educação para transformar a sociedade. A participação da família na educação escolar de seus filhos traz impactos positivos não apenas ao percurso acadêmico de crianças e jovens, mas também à escola, que passa a contar com a contribuição de outros agentes para pensar, se responsabilizar e participar das decisões escolares, e ainda aos próprios familiares, que aprendem e se transformam a partir dos desafios que a educação e a relação em comunidade apresentam.


Mas, no que diz respeito a essa relação entre escola e família, quais seriam as principais tensões desta parceria e como lidar com elas? Como despertar na escola e nos familiares a cultura do diálogo? Pensando nestes questionamentos, a Unidade Escolar Angelina de Moura Leal idealizou o projeto Família Educadora.


A principal ação estratégia é proporcionar momentos de rodas de conversas para discutir temas de interesse da família e da escola. Sempre com profissionais da área como psicólogos, advogado e pedagogos. Os encontros são mensais e acontece no sábado à tarde. 


O projeto teve início em maio e já foram debatidos os mais variados temas como A importância da família no processo de Ensino e Aprendizagem, Gravidez precoce, Valorização da vida, Violência doméstica, Drogas lícitas e ilícitas. 


A diretora da unidade, Leila Matos, insiste na participação da família na escola, porque sozinha a escola é incapaz de enfrentar os problemas. "Quando a família participa desta formação, a escola sente-se alicerçada, pois divide e soma as responsabilidades". Ela disse ainda que esse tipo de interação fortalece os laços familiares e reforça a importância da participação dos pais na formação de caráter desses alunos.

A autora do projeto Família Educadora, Rosa Maria Vilanova, vibra com os resultados já alcançados. "Hoje já é visível a mudança dentro da escola, o comportamento dos alunos melhorou. As famílias estão mais atentas às recomendações da escola e teve uma mudança significativa na diminuição da infrequência", finaliza.