Piauí sedia encontro de Secretários de Educação da região NE

Consórcio do Nordeste, Universidade Aberta, Novo Ensino Médio e BNCC foram algumas das pautas da Reunião Regional Nordeste, encontro dos secretários da Educação dos Estados do Nordeste que aconteceu nesta segunda-feira (07). Durante o evento os secretários participaram de Grupos de Trabalho e discutiram assuntos comuns às suas pastas.

"É uma alegria muito grande receber os secretários do Nordeste, que fazem parte dessa agenda regional do Consed, para discutir, avaliar e compartilhar nossas experiências na Educação, de forma que possamos nos manter alinhados para não perder de vista o interesse maior, que é o crescimento dos nossos índices educacionais e a qualidade da educação ofertada às nossas crianças e jovens do Nordeste", disse o secretário Ellen Gera, na abertura do evento.

Após apresentar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com seus 280 mil alunos matriculados num universo de 986 ambientes escolares entre escolas, anexos rurais, polos UAB e Uapi e centros de educação especial, o secretário falou sobre como a tecnologia tem sido usada a serviço da melhoria dos índices educacionais da rede pública estadual de ensino.

"Temos várias ferramentas que auxiliam nossos gestores e professores no acompanhamento do dia a dia dos nossos alunos. Programas como o Pacnet, que contempla 80% da rede, têm nos ajudado a manter nossas escolas conectadas, e, integrando consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar, o sistema Mobieduca.me traz grandes benefícios para a educação no Estado, combatendo a evasão escolar e o Bullying", afirmou Ellen Gera.

O presidente regional do Consed e secretário da Educação de PE, Fred Amancio, destacou a importância do encontro para a troca de experiências. "Esse é o 3º encontro regional e vamos dar continuidade aos temas que tiveram início nas reuniões anteriores, fazendo parcerias e discutindo assuntos que são importantes para a Educação do Brasil e do Nordeste", disse.

"Começamos a nos reunir no 1º semestre e já constituímos 2 grupos de trabalho desde a primeira reunião que foram compras em parceria, e o outro sobre a Universidade Aberta do Brasil. Queremos ampliar a oferta de Ensino Superior para os rincões mais distantes do NE e para isso precisamos de uma estrutura boa. O Piauí tem a maior estrutura do Nordeste em ensino à distância e pode ajudar os demais estados a alcançar essa meta", acredita Fred Amancio.

Outros pontos importantes também serão discutidos, como o Fundeb e a BNCC e o Novo Ensino Médio. "O Fundeb é a fonte mais importante de financiamento da educação para estados e municípios e por isso precisamos iniciar a discussão para torná-lo permanente, além de ampliar a participação da União que hoje é só de 9% para 40%. Esse é um debate importante, que reflete na Educação que queremos para o Brasil a longo prazo. Além disso, temos discutido a BNCC e o Novo Ensino Médio, em como podemos apoiar um ao outro para que todos os estados do NE avancem na implantação", explica Fred.

O governador Wellington Dias esteve na reunião com os secretários de educação do Nordeste e falou sobre a troca de experiência entre o Piauí e outros estados na área da educação.

"Temos desafios comuns no Nordeste e a ideia do Consórcio é realizar uma ação conjunta para atuar de modo forte em diminuir o indicador de analfabetismo e aumentar a profissionalização a partir do Ensino Médio. Nós podemos citar exemplos concretos. Foi a partir deste diálogo com o Nordeste que tivemos subsídio para a nossa rede de educação profissionalizante, seguindo exemplo do Ceará e Pernambuco. Assim, tendo muitos atores na economicidade e experiência de almejarmos uma educação de qualidade", afirmou.