II Circuito de Matemática leva novas experiências a alunos

Aplicar a matemática ao dia a dia dos alunos é uma das formas mais precisas de despertar o interesse pela matéria que muitas vezes não é compreendida como deveria. Por isso, constantemente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estimula por meio de projetos, como o Mais Matemática, a realização de atividades extra sala para a interação dos estudantes com o universo dos cálculos. O último sábado (05), na Unidade Escolar Estado de São Paulo, no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina, foi dedicado ao II Circuito de Matemática, no qual alunos da 3ª série do Ensino Médio levaram experimentos para apresentar às turmas das 1ª e 2ª séries.




"O objetivo principal dessa atividade foi fazer com que o aluno tenha contato direto com sólidos geométricos aprendendo as classificações e fórmulas aplicando no dia a dia. Podendo assim perceber que os sólidos não são apenas figuras montadas em sala de aula, mas que fazem parte do nosso cotidiano", destaca o professor Crisanto Benício, responsável pelo projeto.




Ao total, 10 grupos apresentaram trabalhos. Cada um ficou com uma figura geométrica, a partir daí foi possível aplicar fórmulas e cálculos em objetos. Para os estudantes, esse tipo de atividade se torna positiva não só para melhorar a aprendizagem deles, mas também para ajudar a fixar os conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).