Liceu Piauiense comemora 174 anos dedicados à Educação

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Piauí comemora 174 anos do Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis, mais conhecido como Liceu Piauiense, instituição que fez parte da vida estudantil de milhares de pessoas e hoje atende 680 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina (Semel), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e Pestalozzi, preparou uma vasta programação para comemorar a data.

"Iniciamos as comemorações logo cedo, as 7:30, com o hasteamento das bandeiras ao som da Banda 16 de Agosto. Logo após, o corte do bolo em homenagem aos 174 anos da escola, distribuição de lanche, apresentação do Coral do Sesc, premiação dos vencedores da Olimpíada de Geobrasil, certificação em menção honrosa aos participantes da Olimpíada Nacional de História, apresentação de teatro de bonecos, final de futsal, jogos interativos, zumba, grupo de dança e muito mais", relata a diretora da escola, Samara Santiago.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, participou do evento e comemorou a longevidade da instituição. "O Liceu é uma escola símbolo na educação pública do Piauí, com uma história de 174 anos, e a Seduc reconhece isso. Daqui saíram várias lideranças do nosso estado e assim será sempre. O estudante que passa pelo Liceu com certeza encontra oportunidades fora dos muros da escola. Fico muito feliz de chegar aqui e ver a emoção da diretora, de toda a equipe da escola, dos estudantes e suas famílias, porque aqui estão pais e mães dos estudantes?, disse Ellen Gera.

Ele também lembrou que a escola é um ponto de encontro da comunidade. ?Por aqui passam todos os piauienses e precisamos fazer com que as escolas sejam o ponto de encontro da Cultura e da Educação do Estado. A escola pública do Piauí, seja municipal ou estadual, é muito importante. As redes municipais e a estadual contam com 90% das matrículas da Educação Básica, então é muito importante o desenvolvimento da rede pública para desenvolvermos o estado?, acredita o secretário.

Para Samara Santiago, diretora do Liceu Piauiense, gerenciar uma equipe de 104 pessoas e 680 alunos demanda parceria entre todos. "Quando pensamos em equipe consolidada, pensamos em uma equipe que dá qualidade ao seu serviço, mas, acima de tudo, atenção e dedicação às pessoas e atividades propostas. É uma satisfação estar à frente do Liceu para contribuir não só com a sociedade, mas também com as famílias que fazem parte dessa nossa grande escola", diz a diretora.

Nos últimos anos, o Ceti Zacarias de Góis teve muito a comemorar. A escola passou por reforma em toda a sua estrutura física, incluindo laboratórios de ciências, informática, biblioteca, sala de xadrez, sala de música e quadra poliesportiva. Todo o investimento, além de ações pedagógicas, como o Curta Liceu, e ferramentas de gestão, como o Mobieduca.me, refletem nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras avaliações.