Escolas da 18ª GRE participam de revisão Pré-Enem em União

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e, com isso, as ações preparatórias dos estudantes, por parte do Governo do Piauí, se intensificam. Garra, vontade e determinação são algumas das características de centenas de alunos que participaram, na manhã deste sábado, 28, na cidade de União, de mais uma edição da revisão Pré-Enem Seduc.

O evento reuniu cerca de 400 estudantes do Ensino Médio das escolas jurisdicionadas à 18ª Gerência Regional de Educação, tornando-se, na região, um dos maiores evento de pré-vestibular gratuito realizado pela Seduc.

As atividades iniciaram às 8h, com a participação do superintendente de Educação Técnica e Profissional e EJA, José Barros Sobrinho, dando as boas vindas aos alunos. Na oportunidade, depoimentos de ex-estudantes que hoje já estão de uma forma mais concreta em direção à carreira profissional. Sebastião Rodrigo é ex-aluno da Unidade Escolar Barão de Gurgueia, localizada em União, e hoje conta com felicidade as conquistas que vem colecionando.

"A escola foi a minha base para chegar na Universidade Federal do Piauí, no curso enfermagem. A minha caminhada não foi fácil, mas tive muita ajuda, participei de várias revisões na escola e corujões que a Seduc realizava. Hoje estou muito realizado com minhas conquistas, já passei também em vários cursos técnicos. Só tenho a agradecer o incentivo e força que a Secretaria de Estado da Educação me proporcionou", declara o ex-aluno.

Disciplina - Logo na entrada os participantes receberam gratuitamente um caderno com questões para resolução durante as aulas e o lanche. As aulas foram ministradas por professores renomados, como Tércio Câmara (Biologia), Edilson Martins (Física), Hildalene Pinheiro ( Linguagem), Raphaell Marques (Matemática), José Carlos Feijão (Química) e Francisco Rufino (Redação).

Motivação - A gerente da 18ª GRE, Lacerda de Oliveira, afirmou que o evento, além de revisar os conteúdos do Enem, tem a proposta de motivar os estudantes que estão se preparando para as provas.

"São duas grandes propostas: uma é fazer revisão mesmo, de conhecimento, e a outra é de motivar os alunos para ganharem confiança e passarem no vestibular. Nós queremos essa gente toda dentro da universidade. Nós queremos que todas as pessoas se deem bem no Enem e nas formas diferentes de ingresso nas universidades. Aqui tem centenas de estudantes e nós vamos passar a manhã toda no que eu chamo de uma festa da educação", explicou Lacerda.

Preparação intensa - O superintendente, José Barros explicou que o momento é parte de uma preparação intensa que já está sendo feita para garantir aprendizado de qualidade aos estudantes.

"A preparação começou desde o semestre passado. Desde lá, nós preparamos uma equipe de professores, trabalhamos em cima dessa equipe, já experiente em vestibulares e trabalhamos em cima das questões que aparecem no Enem. Esperamos que hoje seja um sucesso", disse.

Inovação de conteúdos - A estudante, Aline da Silva, do 2° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Governador Pedro Freitas, localizada em José de Freitas, foi uma das primeiras alunas a chegarem na revisão Pré-Enem Seduc. Motivada, ela conta que tem se empenhado para conseguir uma vaga na universidade.

"No ano passado já participei de outras revisões e hoje me sinto preparada para enfrentar os desafios. Agora posso competir de igual para igual com alunos de colégios particulares", frisa a estudante.

A estudante do 2° ano do Ensino Médio da escola Barão de Gurgueia, Caroline Nery, de 16 anos, também participou do "aulão" neste sábado. Segundo ela, a preparação que professores da escola estão realizando diariamente, associada à sua rotina de estudo e às aulas do Pré Enem-Seduc, estão sendo fundamentais no processo de preparação para o vestibular.

"Os professores estão sempre inovando os assuntos, intensificando os conteúdos para que a gente consiga tirar uma pontuação boa e ingressar na faculdade dos nossos sonhos. São grandes as minhas expectativas, estudando bastante para conseguir passar na faculdade que eu quero, e tenho certeza que com a ajuda dos professores e a escola vou chegar lá", afirmou a jovem, entusiasmada.

No interior - A programação da Revisão Pré-Enem também está se estendendo aos municípios do interior do Piauí. Neste domingo, 29, a revisão está prevista para acontecer no município de Altos.

Além da revisão, os alunos da Seduc têm à disposição outros meios de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como o aplicativo Canal Educação, disponível no Google Play e App Store, para correção de redação e questões; preparatório online pelo Canal Educação via mediação tecnológica para os mais de 300 polos no interior do Piauí e Passe Livre, que assegura gratuitamente o transporte dos inscritos durante os dias do exame, entre outras ações inclusas no programa.