Estudantes do Pronatec recebem certificados em Teresina

Autoridades políticas e educacionais participaram da Solenidade de Certificação de 146 estudantes concludentes dos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec), nesta quinta-feira (26), no Teatro 4 de Setembro, em Teresina. Receberam os certificados, estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem, Qualidade, Cenografia, Dança, Segurança do Trabalho, Produção de Áudio e Vídeo, Contabilidade e Reabilitação em Dependente Químicos.

Na oportunidade, o superintendente de Educação Técnica e Profissional da Seduc, José Barros Sobrinho, falou do impacto que os cursos técnicos tem causado na melhoria da vida dos estudantes em todo o Piauí. "A Secretaria de Educação, nos últimos dez anos, cresceu a matricula em 248% da Educação Profissional e fizemos agora um estudo com a Macroplan, fazendo um levantamento da situação dos municípios no que diz respeito a arranjos, potencialidades e economia dos municípios, para que pudéssemos distribuir os cursos de acordo com a demanda de necessidade dos municípios. Identificamos que, com o crescimento das matrículas, cresceu também a ocupação de cargos nos municípios por técnicos e o melhor, percebemos também nesse estudo que a média salarial nos municípios cresceu em média 60%. Portanto, isso é a comprovação de que por  meio da educação é que se tem condição de melhorar de vida".

Presente no evento, o secretário de Cultura, Fábio Novo parabenizou todos os concludentes. "Fiz questão de vir aqui parabenizar esses estudantes, porque considero essa política de educação extremamente importante no estado do Piauí. Estou aqui para dar um testemunho do Claudio, um menino que mora em Eliseu Martins e fez, pelo Pronatec, o curso de Teatro. Hoje ele tem um Grupo de Teatro em Eliseu Martins, há 500 km de Teresina e está montando o seu primeiro espetáculo. Tive o prazer, como secretário de Cultura, de assinar o certificado do Claudio".

A diretora da Uetep, Adriana Moura, fez uma retrospectiva de todo o processo de implantação e implementação do Pronatec dentro do estado do Piauí e destacou as diversas modalidades do programa que foram realizadas com êxito no estado, abrangendo todos os 224 municípios do Piauí. Especificou que o estado conquistou marcos históricos na oferta do Pronatec no Piauí, exemplificando como Modalidades o Mulheres Mil no Sistema Prisional, realizado em parceria com a Secretaria de Justiça; Bolsa Verde, para as comunidades ribeirinhas; Fic Trabalhador; Mediotec Presencial e EAD. "Nós conseguimos chegar aos 224 municípios  e, desde então, o Brasil inteiro passou a reconhecer os trabalhos da Educação do Piauí como um dos melhores executores do Programa no âmbito nacional e este resultado é nosso", enfatizou Adriana.

Pro sua vez, a Paraninfa da turma, professora Eulália, incentivou os alunos para que continuem lutando através do estudo e busquem o mercado com muito orgulhoso de ter conseguido concluir um curso técnico.

Participaram ainda da solenidade, a professora Maria de Lourdes Lopes - superintendente de Educação Superior, a professora Maria das Dores Andrade de Araújo - diretora do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto, responsável pela presidência dos trabalhos na noite do evento, além de familiares, professores, técnicos e convidados.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal e implantado no Piauí em 2012, com objetivo de promover a qualificação profissional voltada para a elevação da escolaridade e para a inserção no mercado de trabalho. O Programa oferta cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, com carga horária mínima de 800h, e duração de um ano e meio a dois anos.