Equipe da Seduc participa de Formação do Currículo do Piauí

Nesta segunda-feira, 16 de setembro teve início no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a Formação do Currículo do Piauí, que foi homologada em 15 de agosto. Participam do encontro a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e diretoria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A formação piloto tem carga horária de 8h e vai desde a construção da BNCC com foco de como desenvolver competências e habilidades.

A abertura do encontro aconteceu às 9h com a participação do coordenador da Base Nacional Curricular no Piauí, Carlos Alberto; presidente da Undime, Cleidimar Tavares; coordenadora de Etapa da BNCC pela Seduc, Marília Aragão, e outros.

De acordo com Marília Aragão, o evento vai entrar na especificidade do currículo. "Nesse primeiro momento os formadores estão fazendo uma apresentação do que foi planejado para ser apresentado nas regionais. Vamos avaliar se o material preparado está de acordo com o chão da nossa sala de aula. Na oportunidade vamos dar sugestão para qualificar ainda mais esse momento", afirma.

Segundo o coordenador da BNCC no Piauí,  Carlos Aberto Pereira, o encontro é uma formação inicial para os gestores ter um entendimento do que é a base, currículo, quais os propósitos, o que é educação cognitiva,  o que é educação que envolve e socializa.

"Estamos iniciando esse processo e em seguida vamos propagar para chegar no chão da escola, de tal maneira que não vai existir nenhum professor desse estado, das etapas da Educação Infantil e de Ensino Fundamental I e II, que deixe de receber a formação. Vamos ter que operar o currículo no ano de 2020, então todos tem que saber qual é seu papel, o que se deve ser feito e como fazer", afirma o coordenador.

Carlos falou ainda que "essa equipe se municiou de todas as ferramentas para introduzirmos as metodologias ativas, fazendo com que a escola seja viva, dinâmica e que todos participem, não só os alunos, professores e equipe gestora, mas a comunidade onde a escola está inserida. O currículo traz isso à tona no processo de competências e seus conjuntos de habilidades", declarou.

A presidente da Undime, Cleidimar Tavares, ressaltou que o momento é muito importante. "Esse trabalho minucioso que está sendo feito vai fazer com que a qualidade educação do nosso estado dê um salto muito positivo. A Undime e Seduc estão juntas na defesa desse currículo piauiense para que possamos também trabalhar as propostas políticas pedagógicas das escolas à luz da BNCC", finaliza.