Projeto de Espanhol leva alunos do interior à capital

Motivados a aprender espanhol de uma forma diferente, alunos da Unidade Escolar Luiz Soares da Silva, do município de São José do Peixe, foram premiados com um passeio à capital após uma gincana de língua espanhola, que foi a última etapa de um projeto executado há três anos na escola.





O primeiro ponto de parada da turma da 3ª série do Ensino Médio, acompanhada de professores e da diretora Maria do Espírito Santo, foi no Canal Educação, onde conheceram pessoalmente professores que estão acostumados a ver pelos telões nos polos da mediação tecnológica.






"Para mim é muito gratificante. Além de termos adquirido conhecimento do Espanhol, descobrimos talentos, pois encenamos, gravamos, editamos. E agora está sendo muito bom conhecer os professores e toda essa estrutura do Canal Educação que transmite essas aulas maravilhosas para nós", diz Rianderson Moura, um dos alunos contemplados com o momento de descontração.





A equipe do Canal Educação, representado pela diretora da Unidade Mediação Tecnológica, Viviane Carvalhedo, recepcionou os 24 alunos. "Receber essas visitas dos alunos no Canal os faz entender que por trás dessas câmeras tem muito mais que o professor. Tem toda a equipe de articulação, a equipe operacional e multidisciplinar, que é focada em pensar na entrega dessa aula cada vez melhor e com mais qualidade. Nós ficamos muito felizes em estar sempre recebendo esses alunos para conhecerem um pouco de como se dá essa operacionalização", ressalta a diretora.  





O projeto "Aprendendo Espanhol através das câmeras" foi o responsável por proporcionar a esses alunos um dia de passeio na capital. Além do Canal Educação, eles conheceram os principais pontos turísticos de Teresina, como a Ponte Estaiada, Museu do Piauí, Encontro dos Rios e um shopping.  Foram dois meses de trabalho, período no qual 6 turmas do Ensino Médio se dividiram com o nome de países da América Latina. Cada uma ficou responsável por mergulhar na cultura do país e repassar em espanhol o que foi pesquisado a todos por meio de apresentações de dança, teatro e seminário. 






"É gratificante porque é um projeto que não se faz em um dia, nesses dois meses eles buscaram o melhor. O país vencedor foi a Colômbia, representada pelos alunos do 3º ano, eles focaram bastante na cultura desse país, na dança, na culinária. Então foi todo um conjunto de atividades que os alunos desenvolveram muito bem. Fico muito feliz ao ver o resultado do nosso trabalho", diz a professora Maria Jodyleia Monteiro, coordenadora do projeto que desenvolve há três anos na escola. Nesta edição, com direito à homenagem dos alunos.

A outra professora responsável pelo projeto, Francisca Soares, entende que por meio da tecnologia os alunos são despertados a aprenderem espanhol, uma vez que eles utilizam câmeras para produzirem o material a ser apresentado. "Eu me sinto muito feliz com o resultado. Nós vemos que é muito trabalhoso, mas que no final dá tudo certo", completa a professora.

Depois de todo esse processo, de aprender espanhol aliado a outras técnicas, a professora Maria Jodyleia Monteiro deixa a mensagem mais importante. "Não desista de nada, somos capazes. A educação transforma qualquer um. Temos que trabalhar nessa linha da transformação, do progresso".