Escola de Corrente realiza Feira de Ciências

 


O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira, de Corrente, realizou nesta sexta-feira (13) a Feira de Ciências CETI 2019. Com o tema "Ciência e Tecnologia a Serviço da Economia Sustentável", o evento expôs objetos e experimentos consubstanciados pelas ciências Biológica, Física, Matemática e Química.

 

"Nossa escola, mais uma vez, promove uma feira de ciências privilegiada de muito conhecimento, tanto para os alunos quanto para os professores que coordenaram o projeto com uma competência visível aos olhos de todos, mostrando o quanto é importante a conservação da natureza, reutilizando materiais que são descartáveis para o bem. Parabéns a todos os que colaboraram para que isso fosse possível", comemora a aluna Edina Bispo.

 


O professor Valdenor Júnior revela que na feira são desenvolvidas competências como a contextualização e a interdisciplinaridade, esta como sendo a interação das disciplinas para explicitar um conhecimento científico modificado. Quanto à contextualização, esta se faz presente em todos os objetos e experimentos da feira, pois cria condições para que o aluno experimente a curiosidade e encantamento da descoberta e a satisfação de construir o conhecimento com autonomia.

 

"A realização de uma feira de ciências numa escola proporciona o primeiro contato do aluno com a prática científica e ajuda a despertar a curiosidade necessária para o surgimento de cientistas e demais profissionais, os quais agem como transformadores da sociedade", observa o professor.

 


O conceito de Economia Sustentável é imprescindível de ser abordado na escola, visto que, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação afirma que o ensino será ministrado com base também no princípio de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.