Mais Aprendizagem realiza formação em Piripiri e Campo Maior

Com o objetivo fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) responsáveis pelo programa Mais Aprendizagem realizaram, nesta sexta-feira (13), a formação de professoras na 3ª Gerência Regional de Educação (GRE), em Piripiri; e 5ª GRE, em Campo Maior. O programa engloba o "Mais Português" e "Mais Matemática" que utilizam ferramentas para que os professores possam melhor desenvolver seu trabalho em sala de aula.

A formadora da Seduc, Márcia Damasceno, observa que as oficinas envolveram os professores presentes das áreas de Português e Matemática. "Foi um momento em que eles colocaram "a mão na massa", com atividades práticas, construindo atividades que já estão prontas para os professores levarem às escolas. Eles saíram animados para multiplicarem esse conhecimento com seus alunos. As oficinas têm o foco nas habilidades e descritores, conforme a necessidade das Gres. Observamos também a importância das avaliações, como AGI, o SAEB, SAEPI dentre outras avaliações externas do segundo semestre. Este é um momento de pensar estratégias e metodologias para sala de aula de forma dinâmica e ativa, que favoreçam a aprendizagem do aluno", observa.

Inserido no Plano Estratégico do Pacto pela Aprendizagem, o programa Mais Aprendizagem consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação, a educação pública estadual do Piauí, englobando as ações "Mais Português" e "Mais Matemática", com o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos.

O diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Sousa, destaca que essa é uma ação que a Seduc vem desenvolvendo presencialmente e via mediação tecnológica em todo o Estado.

"Estamos realizando neste dia a formação nas GREs, por meio das coordenações de ensino, com a ida de técnicos para realizar oficinas com os professores do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio completo nestas áreas. Um momento para troca de experiências muito valioso, que foca nas disciplinas mais básicas para o estudante", completa o diretor.