Escola realiza Feira de Gastronomia Espanhola


A Unidade Escolar Jornalista João Emílio Falcão realizou, no último dia 10, uma Feira de Gastronomia Espanhola.  O evento aconteceu no pátio da escola e envolveu os alunos do Ensino Médio regular da 1ª, 2ª e 3ª séries. A escola está localizada no residencial Vamos ver o Sol, no Parque Sul.


O objetivo da feira foi desenvolver a interação das turmas, a criatividade, a organização, o trabalho em equipe, além de ampliar o conhecimento em língua espanhola, tendo em vista que as receitas foram trabalhadas em português e espanhol.


 

De acordo com a gestora Maria das Neves Monteiro Lima, o projeto desperta o interesse dos alunos pelas aulas de Espanhol por meio de atividades teóricas e práticas. "O ensino por meio das receitas espanholas contribui para a participação ativa de todos. As aulas  tornam-se dinâmicas com o desenvolvimento da pesquisa da tradução da língua, da produção de textos, do preparo das comidas típicas e, por fim, a oralidade com a apresentação e degustação dos alimentos", explica a diretora.


Os pratos escolhidos para o preparo são brasileiros, com receitas preparadas pelos alunos, que precisavam falar na Língua Espanhola durante todo o preparo e apresentação.



"Trabalhamos aprendendo a falar e escrever os ingredientes e modo de preparo de cada prato em espanhol. Os alunos prepararam os pratos, compartilharam entre as turmas, havendo assim uma interação entre eles. Mesmo sendo de séries diferentes, eles descobrem como é interessante ter esse contato real com outra língua", disse a professora de espanhol Thelma Sousa.


A professora disse ainda que é uma satisfação vê-los em confraternização, esquecendo por um tempo dos problemas, exibindo com orgulho os pratos que produziram. "Quando alguém elogia a comida eles ficam muito felizes. Sinto-me grata por eles abraçarem todos os anos o projeto, mesmo sendo cansativo, no final é gratificante", afirma Thelma, que realiza esse trabalho com todas as suas turmas há mais de cinco anos.