Escola do Dirceu mobiliza estudantes em ação contra suicídio

 

Todo ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, a Unidade Escolar Pires de Castro, através de seu Grêmio Estudantil, está mobilizada na campanha Setembro Amarelo, durante este sábado, 14 de setembro.

 

De acordo com a diretora da unidade, Luzimar Bezerra, o objetivo da ação é valorizar a importância do amor próprio e da vida, despertando nos alunos, professores e funcionários a vontade de viver e superar os problemas difíceis.

 

"Durante o período escolar, os jovens enfrentam um período de muita pressão dos pais, da escola e deles mesmos. É o momento em que eles começam a traçar a escolha profissional e as incertezas sobre o futuro causam muita apreensão. Por isso, devemos estar todos juntos não só em setembro, mas em todos os dias do ano", afirma a diretora.

 

Durante o evento a Unidade Escolar Pires de Castro também realizará uma atividade para incentivar a doação de sangue, bem como o transporte de passageiros até o HEMOPI.

 

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.