Professores participam de oficinas pedagógicas da OBSMA


O Ceep José Pacifico de Moura Neto está sediando, nos dias 12 e 13 de setembro, as oficinas pedagógicas sobre Saúde e Meio Ambiente nas Escolas, como parte da programação da 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) da Fiocruz. O evento é destinado a 106 educadores das unidades de ensino da Secretaria de Estado da Educação.


As oficinas pedagógicas estão sendo ministradas por consultores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representam um espaço de formação continuada, com carga horária de 16h, e o objetivo é contribuir com os educadores interessados em trabalhar as temáticas saúde e meio ambiente em sala de aula.

As atividades iniciaram as 9h, quando a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, Zulma Medeiros, ministrou a oficina com o tema "Ciências, Saúde e Meio Ambiente e os Temas Transversais na Educação Básica". Já Maurício Vilela, pesquisador do laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Diptera e Hemiptera/Instituto Osvaldo Cruz, falou sobre "Uma doença Negligenciada - Uma conversa dobre Leishmaniose e os Flebotomíneos Vetores no Brasil". Já no período da tarde está prevista a oficina "O Audiovisual na escola", ministrada pela professora de Artes Visuais da Fiocruz, Verônica Soares.


O superintendente de Educação Técnica e Profissional e EJA, José Barros Sobrinho, participou das atividades da Olimpíada no primeiro dia e reconheceu a importância dessa parceria para estimular a participação de professores e alunos piauienses em Olimpíadas Científicas de um modo geral. 

Segundo a diretora do Ceep José Pacifico, Dorinha Silva, a expectativa é de que os professores que estão participando das atividades pedagógicas da OBSMA tornem-se multiplicadores do conhecimento adquirido e possam contribuir para que mais educadores, inscrevam projetos na Olimpíada.


Zulma Medeiros, pesquisadora da Fiocruz, avalia como positiva a participação dos educadores. "Temos aqui professores interessados nas distinta possibilidades de se trabalhar os temas saúde e meio ambiente em sala de aula. A experiência no Piauí está sendo bastante válida, marcando o início do processo das oficinas pedagógicas da olimpíada. Está sendo bom tanto para a equipe olímpica, que seguirá aprimorando o formato das oficinas para as próximas cidades, quanto para os educadores, que estão em busca de novas possibilidades de desenvolver seus trabalhos junto aos alunos", finaliza a pesquisadora.