CETI Balduíno Barbosa realiza ação de prevenção às drogas



O CETI Balduíno Barbosa de Deus realizou mais uma ação educativa através de palestra sobre prevenção às drogas. O evento faz parte das diversas atividades que vêm sendo realizadas na unidade durante o ano.


Com o tema "Prevenir para não punir", a Major Elizete fez uma explanação mostrando as consequências do consumo de entorpecentes e também do excesso de álcool.

Além disso, a Major realizou dinâmicas com os alunos, que puderam falar a respeito das suas experiências e o que pensam sobre o tema para ao final discutir as consequências jurídicas, físicas e psicológicas das drogas.

Auricélia Araújo, diretora do CETI Balduíno Barbosa de Deus, explicou que o objetivo principal é prevenir para não punir. "É uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las", explicou ela.

De acordo com Major Elizete, o papel da escola é trabalhar formas de prevenção de uma maneira que venha a contribuir com informações necessárias aos alunos.

"O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia dentro das escolas e é por isso a importância de se desenvolver esse assunto no ambiente escolar. E o intuito é contribuir para a reflexão sobre o que está se fazendo com o assunto drogas nas escolas e como podemos auxiliar essas crianças e adolescentes na sua formação enquanto sujeitos, mostrando que prevenção é o caminho necessário para se coibir o uso/consumo de drogas". explanou a Major.