Alunos passam para etapa estadual da Olimpíada de Português

Alunos das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão otimistas após a seleção para a etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Documentários e artigos de opinião foram as categorias que tiveram uma maior aceitação para a próxima fase.


"Estamos felizes e queremos parabenizar a todos os alunos e professores de Português que se empenharam na execução dessa tarefa. Agora, vamos trabalhar e torcer para que sejam selecionados nas próximas etapas", diz a diretora Elisângela Melo, da Unidade Escolar Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, localizada na cidade de Valença, ao sul do Piauí. Foi nessa escola que a professora Ana Monize Holanda orientou os alunos Ana Beatriz da Silva Oliveira, Diogo de Meneses Barbosa e Rayla Marques da Silva com o documentário "As histórias das lavadeiras de roupas no rio Caatinguinha" e Heytor Noberth Leite da Silva, no artigo de opinião "Valença do Piauí ainda poderá sorrir?", dois dos trabalhos selecionados para disputar uma vaga na semifinal da Olimpíadas de Língua Portuguesa.


No município de Bom Jesus, representando o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Franklin Doria, as alunas Andressa Martins de Sousa, Gisele Batista e Maria Eduarda Rodrigues de Oliveira, sob orientação da professora Jordelma de Oliveira, vão concorrer a uma vaga com o documentário "A queridinha do cerrado piauiense: Bom Jesus". Na mesma escola, o aluno Marcus Vinícius Araújo Carvalho foi classificado com o artigo de opinião "A minha cidade pacata famosa". Ele foi auxiliado pela professora Marilene Carneiro dos Santos. O diretor Ed Carlos Fonseca incentiva a participação nas olimpíadas dando apoio para que os estudantes consigam desempenhar todas as atividades dentro e fora da escola.


Ainda no sul do estado, em São Raimundo Nonato, no Ceti Moderna, a diretora Paulicéia de Assis Ribeiro, destacou a aprovação das alunas Julia Dias de França, Juliana Dias de França e Vitória Maria Alves de Campos, que produziram o documentário "Crescimento e desenvolvimento de São Raimundo Nonato" com o acompanhamento da professora Carmem Bruna Vieira Araújo. Marcos Felipe Lima Pereira também foi selecionado com o crítico artigo de opinião "Ópera da Serra da Capivara: um evento inclusivo ou exclusivo?".


Em Picos, no Ceti Mario Martins, um artigo de opinião e um documentário também entraram na próxima etapa da olimpíada.


Já em Castelo do Piauí, na Unidade Escolar Cônego Cardoso, o documentário "Linha Ferroviária de Castelo do Piauí", elaborado sob supervisão da professora Neidielle Lima Rocha e da diretora Maria do Socorro Alves Soares, recebeu um e-mail com o comunicado de passagem de fase dos alunos Francisca Maria Gomes da Silva, José Cascimiro de Sousa Neto e Kauan Vieira de Oliveira. Na mesma escola, a professora Maria Vaucilene Alves Silva emplacou o artigo de opinião "O Castelo Abandonado", de Laura Gabryelle Silva Reis.


Na Unidade Escolar Presidente Castelo Branco, em Piracuruca, os alunos Ana Maria Goes, Andreia Vieira e Mateus Gustavo Araújo, orientados pela professora Maria Darlene Carvalho, chegam a próxima fase da olimpíada com o documentário "Lugar onde vivo: rio Piracuruca". O diretor Gilvan Fontenele dos Santos, orgulhoso da conquista, celebra com os estudantes.




Agora, as comissões estaduais farão a leitura e seleção dos textos para a seleção dos semifinalistas pela equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa.


As escolas podem acompanhar mais notícias da Olimpíada pelo Portal Escrevendo o Futuro.