20ª GRE realiza Reunião de Boas Práticas do JF

A 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), localizada na zona Leste de Teresina, realizou na manhã desta terça-feira (10) a Reunião de Boas Práticas do Programa Jovem de Futuro. O momento teve como objetivo apresentar as ações exitosas do programa das escolas de Ensino Médio jurisdicionados a 20ª GRE.

Na oportunidade os participantes compartilharam as boas práticas exitosas realizadas nas escolas. Analisaram as práticas que não deram resultados positivos e juntos montaram estratégias para melhorar ainda mais os resultados. A reunião faz parte da ferramenta Jovem de Futuro sendo realizada após as análises dos indicadores estruturantes, entrega de tarefas, produtos e plano de ação da escola.

A gerente da GRE, Luiza Maria, explica que na reunião de boas práticas as escolas que conseguiram atingir o patamar ideal do Programa Jovem de Futuro socializam suas experiências e colaboram com as outras unidades que ainda não atingiram o nível desejado. "Essa ação da Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco, tem contribuído significativamente para a área do ensino-aprendizagem", relata.

Jovem de Futuro no Piauí

Em maio de 2015, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, implantou a ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF) em 138 escolas de ensino médio em 15 regionais do estado e, desde então, as melhorias foram bastante notáveis, tanto em estrutura física como na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Hoje, todas as escolas de ensino médio do estado têm a ferramenta de gestão JF, levando a crer na hipótese de que este pode ser o caminho para a reestruturação da educação no Piauí.

Com o Jovem de Futuro, as escolas realizam um modelo de gestão escolar que inclui diagnóstico, definição de metas para cada uma, elaboração de planos de ação, acompanhamento sistemático das iniciativas e de seus resultados e correção de rotas quando necessário, visando essencialmente ao aprendizado dos jovens estudantes do ensino médio.