Escola estadual participa do SEMEARES escolas sustentáveis

O projeto de Educação Ambiental do Ginásio Estadual Luíz Alves de Almeida, de Beneditinos, foi um dos trabalhos apresentados na 5ª edição do Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES), realizado no período de 04 a 07 setembro de 2019, no Colégio Técnico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em de Teresina. O evento contou como parceiros a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Instituto Federal de Educação (IFPI) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), além da colaboração de outras instituições.

O projeto envolveu toda a comunidade escolar e foi mediado pela professora de geografia, Klênia Alves. Com o tema "A importância da aula de campo no uso racional da água no município de Beneditinos", a atividade foi desenvolvida com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

"Nosso projeto teve como objetivo entender a gestão e a distribuição da água e compreender as contribuições da aula de campo para o debate socioambiental na escola", revela a professora.

O V SEMEARES permeia assuntos que envolvem a biosfera e a qualidade sustentável da vida das pessoas, dos animais e das plantas. O evento teve como público-alvo estudantes e professores do Ensino Médio e Superior, de graduação, de pós-graduação, ONGs Ambientalistas e de Movimentos Sociais.

A Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Luanas Batista, destacou que a Seduc é parceira na realização do SEMEARES desde a primeira edição. "Esse Seminário surgiu pela necessidade de uma formação de professores em educação ambiental, voltada para escolas sustentáveis e que foi oferecida pelo MEC. A partir daí, a necessidade da gente fazer esse acompanhamento do trabalho do professor após a formação que a UFPI ofereceu. Então, surgiu essa iniciativa da Seduc e UFPI de pensar nesse momento de socialização, de troca de experiência e, também, nessa insistência, falamos em insistência porque é um trabalho de formiguinha o da inserção da educação ambiental no currículo da escola", frisou.

Os artigos apresentados foram pautados nos 11 eixos temáticos: Fauna e Flora Silvestre, Perícia e Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Eficiência Energética/Energias Renováveis, Direitos Humanos e Qualidade de vida, Uso racional da Água, Recursos Genéticos, Turismo Sustentável, Educação Ambiental e Saúde, Resíduos Sólidos e Saneamento, Agropecuária Orgânica e Agroecologia.

As atividades desenvolvidas no V SEMEARES abrangeram conferências, palestras, mesas-redondas, apresentação de painéis, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos em comunicação oral e em painéis, formação de grupos de discussão.